Ela também quer uma pensão de Renan Calheiros

Ela também quer uma pensão do senador Renan Calheiros

Ela também querem uma pensão de Renan Calheiros | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A divulga??o de que o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pagava R$ 12 mil de pens?o aliment?cia ? jornalista M?nica Veloso, m?e da filha de tr?s anos do senador, por meio de um lobista da empreiteira Mendes J?nior gerou indigna??o nos brasileiros, mas tamb?m causou uma pontinha de inveja em muitos.

Ao participar da 7? Corrida de Rua de Taguatinga (DF), a administradora de empresas Gra?a Melo, 55 anos, viu a faixa ?Come eu Renan? (assim mesmo, sem a v?rgula), feita por um grupo de corredores que tradicionalmente faz chacota sobre quest?es pol?ticas e sociais, e decidiu tirar uma foto. Foi um sucesso. Ela colocou a foto em seu Orkut e a imagem come?ou a circular pela internet, indo parar em diversos blogs.

?As pessoas est?o mais preocupadas em participar mais e cobrar mais da pol?tica, nem que seja com uma simples faixa?, disse Gra?a ao Congresso em Foco.

Ela explicou que ? separada, m?e de quatro filhos e que nenhum deles recebe tanto dinheiro quanto a filha de Renan. Por isso, quando viu a faixa, logo teve a id?ia de tirar a foto. ?Se por um lado ele agiu errado com rela??o ? origem do dinheiro e ? maneira como foi feita a negocia??o, por outro ele foi muito correto com a mo?a?, disse, referindo-se ? assist?ncia dispensada por Renan a M?nica Veloso.

Gra?a, no entanto, garantiu que a explica??o dada pelo presidente do Congresso n?o a convenceu. ?E isso ainda est? atrasando o trabalho da C?mara e do Senado?, acrescentou.

Para ela, esse tipo de protesto, mesmo que bem-humorado, ? uma forma de a popula??o mostrar que est? atenta ao que acontece no Legislativo. ?? uma forma de o povo mostrar que est? acompanhando o comportamento daqueles que receberam votos e de cobrar esses votos que deram. Mas acho que est? muito perto da popula??o ir para as ruas mesmo e dar um basta, porque est?o todos muito indignados?, defendeu Gra?a Melo, que ? funcion?ria p?blica federal.

Assim, at? eu!

Um dos autores da frase, o tamb?m servidor p?blico Geraldo Cust?dio, 53 anos, era quem segurava a faixa no momento em que ela foi vista por Gra?a. "Na corrida, foi a maior goza??o", conta ele. "Quando me perguntavam como assim "come eu Renan", eu respondia que por uma pens?o daquelas at? eu queria ser a M?nica Veloso".

O grupo do qual Geraldo faz parte n?o tem nome definido, mas come?ou a levar faixas para eventos esportivos na ?poca em que estouraram as den?ncias do mensal?o. Ele e um grupo com mais dez amigos passaram a fazer os protestos durante corridas em diferentes cidades do pa?s.

?Tudo come?ou na meia-maratona do Rio de Janeiro, quando corremos os 21 km carregando malas de isopor. Na ?poca, ficamos conhecidos como ?os malas de Bras?lia?, mas a cada corrida escolhemos o tema a partir do que est? em evid?ncia. N?o necessariamente s?o quest?es pol?ticas, mas com essas crises constantes, os temas pol?ticos est?o sendo predominantes?, explicou ele.

Na 7? Corrida de Rua de Taguatinga (DF), al?m da faixa fotografada com Gra?a Melo, o grupo fez outras duas: ?Renan ? um paiz?o? e ?Vav? ? um amig?o?. A segunda delas, claro, em refer?ncia ? pris?o do irm?o do presidente Lula. ?Corremos por prazer, e nossa id?ia ? fazer chacota com o notici?rio do dia. Por mais que seja brincadeira, fazemos as pessoas pensar?, acredita Geraldo.

Sr. ladr?o, desculpe

Al?m das faixas, o grupo ? conhecido por usar camisetas dizendo ?N?o roube?. ?Elas geram v?rias interpreta?es, mas sempre levam ? reflex?o. E ? isso que ? importante?, argumenta Geraldo. ?Gosto de brincar com as palavras para chamar a aten??o para os problemas. Quando roubaram o som do meu carro tr?s vezes em um mesmo m?s, escrevi no vidro: ?Sr. ladr?o, o CD j? foi roubado este m?s, desculpe!??, exemplifica o funcion?rio p?blico.

Al?m de estampar diversos blogs, a foto de Gra?a tamb?m passou a ser o tema de tr?s comunidades do Orkut. O criador de uma delas, o analista de sistema Josimar Lopes, justificou sua id?ia escrevendo:

?Consid



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES