Eletrolixo: Meio Norte, Rotary e PPP Piauí firmam pacto pelo meio ambiente

Campanha vai maximizar ações do MP3 e promover a inclusão social de jovens com capacitação em tecnologia da informação

O Grupo Meio Norte de Comunicação, em parceria com a PPP Piauí e os Rotary Clubs de Teresina, vai veicular uma grande campanha para reduzir os impactos ambientais do lixo eletrônico. | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo Meio Norte de Comunicação, em parceria com a PPP Piauí e os Rotary Clubs de Teresina, vai veicular uma grande campanha para reduzir os impactos ambientais do lixo eletrônico. A campanha "Eletrolixo" vai dar o destino correto a materiais como celulares, televisores e computadores. O Movimento Pela Paz na Periferia (MP3) é o grande beneficiado. 

A campanha Eletrolixo foi idealizada pelo Rotary Club de Teresina Fátima e hoje é uma iniciativa que abraça todos os clubs de Teresina e parceiros de outras cidades. O GMNC entra como uma plataforma para maximizar a campanha, através de ampla repercussão na televisão, jornal impresso, rádios e também no meionorte.com, incentivando as pessoas a doarem o lixo eletrônico que está acumulado em casa. A divulgação inicia dia 19/11. 

Reunião selou compromisso ambiental entre GMNC, Rotary, PPP Piauí e MP3. Crédito: Lucrécio Arrais.

O MP3 transforma a vida de jovens com o que é recolhido, usando o lixo eletrônico para a capacitação na área de tecnologia da informação. Além disso, é retirado de circulação materiais inservíveis que ocupam espaço e podem prejudicar a saúde das pessoas, sobretudo crianças, que podem engolir pequenas peças eletrônicas. 

O lixo eletrônico passa por todo um processo de verificação pela equipe do MP3. “Nós fazemos uma triagem do material para definir qual será o destino de cada coisa. Às vezes chega uma tv com uma tela quebrada, mas os componentes internos podem funcionar perfeitamente”, explica Romanni Barros coordenador da estação de metareciclagem da instituição. 

Uma necessidade ambiental 

Regina Glória Mendes, presidente do Rotary Club de Teresina Morada do Sol, afirma que a campanha faz o bem de forma dupla. “É conscientização ambiental e social ao mesmo tempo. É promover a inclusão social, algo fortemente defendido pelo Grupo Meio Norte, a partir do lixo eletrônico”, define. 

José Osmando de Araújo, diretor de jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação, explica que a parceria vem do ano de 2015 “Tudo começou com o Rotary feminino, o Fátima, e hoje é uma campanha de todos os clubs. Nós vamos dar ampla divulgação à campanha, como fizemos anteriormente com uma expressiva quantidade de lixo recolhido. Foram 34 toneladas”, lembra. 

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc-PI), firmou o compromisso de selar parcerias com as concessionárias de PPPs e órgãos do Governo do Estado do Piauí. “A pandemia aumentou o consumo de eletrônicos. E para onde vai esse lixo? A destinação correta precisa ser divulgada e esse material precisa ter um destino certo, pelo bem do meio ambiente”, analisa.

Início do projeto 

O Rotary Club de Teresina Fátima iniciou esse movimento em 2014. A ideia foi de Ana Elisa Marangoni, que era presidente da comissão de projetos no primeiro ano do club, junto com a presidente-fundadora, Maria das Graças Martins. “Eu e Regina Célia fizemos uma parceria com o MP3, quando conhecemos o projeto e fizemos o recolhimento de lixo eletrônico no Shopping Riverside. Somente nesta ação, conseguimos 4 toneladas”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES