Em 10 dias de isolamento social, Procon realiza mil atendimentos no PI

Todos os atendimentos e reclamações registrados são acompanhados e monitorados pelo Procon, órgão do Ministério Público do Estado do Piauí.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No período de 10 dias de isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, entre os dias 20 a 30 de março, o Procon Estadual registrou aproximadamente mil atendimentos, incluídos os recebidos por telefone e e-mail. Destes, foram 31 no âmbito coletivo e registrados no Sistema Integrado do Ministério Público - SIMP, 100 como CIP´s (carta de informações preliminares) registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor - SINDEC, e outros 561 na plataforma digital consumidor.gov.br.

O prazo para respostas dos fornecedores nos sistemas é  de 10 dias a partir da data do registro feito pelo consumidor. Já nos procedimentos instaurados no âmbito coletivo, o fornecedor têm o prazo de 15 dias para apresentar defesa acompanhada dos documentos comprobatórios requisitados, oportunidade que poderá corrigir as irregularidades apontadas conforme o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e firmar Termo de Ajustamento de Conduta com Procon.

Todos os atendimentos e reclamações registrados são acompanhados e monitorados pelo Procon, órgão do Ministério Público do Estado do Piauí.

Os temas mais recorrentes foram abordados de forma didática pela equipe do Procon, como forma de facilitar e uniformizar as informações para os consumidores e fornecedores, assim facilitando a solução do conflito entre as partes interessadas. Por ocasião do evento de força maior causado pela pandemia do coronavírus (Covid-19) e com base no decreto federal e no estadual, evidencia-se a necessidade de garantir os direitos do consumidor e esclarecer as novas informações que surgem. Para isso, o Procon lançou uma cartilha informativa (anexa) com os principais tópicos levantados.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES