Em 8 anos, HUT registrou 625 mil atendimentos e 100 mil cirurgias

Acidentes com motocicletas são a principal causas de atendimentos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 42 médicos especializados de plantão e nove salas de cirurgias funcionando 24 horas, o Hospital de Urgência de Teresina  é uma referência para urgência e emergência em todo Norte e Nordeste do Brasil. Inaugurado há pouco mais de oito anos já realizou 625.817 atendimentos e 109.277 cirurgias.

Em 2016, foram 69.740 atendimentos e 15.759 cirurgias. Com relação a 2015 esses números representam um aumento de 7% e 5,5%, respectivamente.

Os acidentes com motocicletas permanecem como primeiro motivo de entrada totalizando 11.599, ou seja, 16,4% do atendimento geral. Em segundo lugar vem o mal súbito com 12,7% e em terceiro, queda do mesmo nível com 7,5%. De acordo com o Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, o mal súbito é um mal estar repentino que, dependendo da gravidade, a pessoa deve ser levada para um atendimento médico de urgência.

“O mal súbito é muito comum e precisa ser investigado. As quedas do mesmo nível, geralmente, são idosos que, por já estarem em idade avançada, estão com dificuldade de locomoção e tem facilidade de quebrar um osso ou se machucar gravemente”, explicou o diretor.

 

Por conta do elevado número de atendimentos de acidentados de trânsito as cirurgias ortopédicas estão sempre em primeiro lugar na lista de procedimentos cirúrgicos realizados no HUT. Em 2016 foram 9.281 cirurgias ortopédicas, 59% do total.

“Mais de 60% desses pacientes são acidentados de trânsito. Muitos saem com sequelas graves e que ainda vão necessitar de um longo período de tratamento. Muitos perdem partes do corpo como braços, pernas e pés”, comentou Dr. Osvaldo Mendes, gerente médico da clínica ortopédica, acrescentando que ano passado foram amputados no HUT 65 membros de pacientes vítimas de acidentes com motocicletas.

Procedimentos

A cirurgia geral ficou em segundo lugar com 2.835 procedimentos (18% do total) e a cirurgia vascular 1008 (6% do total).

“Todo paciente do trauma passa por essas especialidades. Portanto, são complementares e voltadas para a assistência ao paciente politraumatizado. Estamos reforçando essas equipes ainda mais para que o HUT seja, exclusivamente, para atendimento do trauma e outros de alta complexidade”, disse Dr. Gilberto.

 

O HUT funciona 24 horas para atendimento de urgência e emergência. Após a implantação do novo fluxo o HUT passou a atender apenas pacientes referenciados ou encaminhados pelo SAMU. Demanda espontânea deve procurar um hospital de bairro mais perto de casa.

 

O hospital está preparado para atender pacientes das seguintes especialidades: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Cirurgia Oftalmológica, Cirurgia Neurológica, Cirurgia Ortopédica, Clínica Geral, Intensivista, Endoscopia, Colonoscopia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Ultrassonografia, Urologia, Radiologia, Infectologia e Nutrologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES