Em Brasília, Reitor da UFPI debate sobre situação financeira

Evento trata sobre cortes nos orçamentos das Universidades.

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e demais reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão no Congresso Nacional como integrantes da Comissão Geral para debater, em nível nacional, os cortes nos orçamentos das Universidades Federais e da Ciência e Tecnologia.

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho, o objetivo é defender as condições de funcionamento das universidades públicas federais. ]

“Ressaltamos o relevante papel cumprido pelas universidades públicas federais em sua missão social, acadêmica e científica, que, a despeito das adversidades, mantêm-se como referência no país, na América Latina e no mundo. Debates como esse reforçam nossa busca pelo reequilíbrio orçamentário e financeiro das universidades e a recomposição de seus orçamentos. ”

Segundo a presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT-MG), o debate alerta os parlamentares sobre a importância de destinarem emendas para a área. “Nós devemos colocar força no encaminhamento de emendas impositivas, as emendas temáticas das comissões, para suplementar o valor destinado à educação, que, no total do orçamento, é ridiculamente pequeno”, declarou.

 Congresso Nacional como integrantes da Comissão Geral  (Crédito: Divulgação)
Congresso Nacional como integrantes da Comissão Geral (Crédito: Divulgação)


Fonte: Universidade Federal
logomarca do portal meionorte..com