Em busca da perfeição: a busca pela beleza ideal na pandemia

Como a pandemia nos convida a lidar com a própria imagem no espelho

o conflito entre realidade e expectativa pode ser negativo na autoestima | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A saga pela perfeição sempre existiu na sociedade, mas hoje é maior pela superexposição nas redes sociais, e por isso a necessidade de ser ou parecer perfeito (a) é grande. Possibilidades como edição de fotos, filtros e outras ferramentas ajudam a estar mais próximo da ideia de beleza que milhares de seguidores observam em posts de influenciadores digitais e figuras públicas, acirrando o olhar dos fãs para as próprias imperfeições. Em um momento de pandemia, o conflito entre realidade e expectativa pode ser negativo na autoestima.

"Algumas pessoas aceitam com mais facilidade suas imperfeições, e encaram procedimentos estéticos e cirúrgicos como algo importante, mas não imprescindível. Já outras usam os procedimentos como instrumento da busca pela felicidade. Esses têm maior dificuldade em lidar com a própria imagem e aceitar que somos diferentes por essência, o que torna cada um único ", aponta Pedro Granato, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

reprodução internet

"O isolamento social da quarentena nos levou a encarar o que incomoda com maior naturalidade, nos fazendo aceitar algumas rugas ou quilinhos a mais. É saudável querer estar sempre bem, cuidar da pele e do corpo, mas existem limites e cabe ao médico apresentá-los", completa o especialista.

Pedro reforça que é importante o paciente dedicar tempo para se informar sobre o procedimento que quer realizar, não só para estar ciente do risco (que existe em toda e qualquer cirurgia), mas também para ter certeza de que realmente quer a mudança que deseja. "Saber as etapas do procedimento, entender o pré e o pós operatório são essenciais para o paciente decidir seguir em frente e poder cumprir com sua parte para que tudo corra da melhor forma possível. É uma via de mão dupla, depende tanto da equipe cirúrgica quanto do paciente", esclarece Granato.

A cirurgia plástica tem influência direta na autoestima do paciente. Quando bem indicada, possui grande impacto na qualidade de vida pois ajuda a ter mais confiança nas atividades do dia a dia, fator pode fazer diferença na vida pessoal e profissional também. "Estar bem com sua imagem é reconfortante. Se olhar no espelho e gostar do que vê alimenta a estima e a confiança, permitindo que o paciente viva sem ter vergonha da própria aparência", finaliza Pedro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES