Em carta a Dilma, Lula diz que não troca dignidade pela liberdade

O ex-presidente foi preso no dia 7 de abril após ser condenado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ex-presidente Dilma Rousseff postou neste sábado no Twitter uma carta que recebeu do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, pelo aniversário dela comemorado hoje, quando completa 71 anos. Na carta, escrita à mão na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Lula felicita Dilma pela data, diz que está preparado para enfrentar o ex-juiz Sergio Moro - fututo ministro da Justiça - e que o lema dele agora é: "Não troco minha dignidade pela minha liberdade".

O ex-presidente foi preso no dia 7 de abril após ser condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

Na sexta-feira, o ex-presidente se tornou réu na primeira denúncia feita pela força-tarefa da Lava-Jato em São Paulo. Os procuradores acusam Lula de lavagem de dinheiro, por ter recebido R$ 1 milhão , na forma de doação para o Instituto Lula, após influenciar decisões do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, que beneficiaram o grupo brasileiro ARG.

A defesa de Lula disse que a abertura da ação representa mais um ato de perseguição ao ex-presidente e que a acusação é "frívola". Também afirmou que durante a ação apontará os equívocos do MPF .

Lula já é réu em outras sete ações penais: cinco em Brasília e duas em Curitiba.

No início do mês, dois dos cinco ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal votaram nesta terça-feira contra o pedido de liberdade do ex-presidente. O julgamento acabou sendo adiado após um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

A mesma Segunda Turma deve julgar no início de 2019 um recurso da defesa contra o mérito da condenação do TRF-4. Os advogados querem reverter a condenação ou, alternativamente, diminuir a pena imposta ao réu. Entre ministros da Segunda Turma, ganha corpo a tese de que a pena atribuída a Lula foi excessiva, porque ele teria sido condenado por um mesmo fato duas vezes – o que, por lei, é proibido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES