Em conflito histórico, Piauí e Ceará disputam minérios e energia

Por energia e ouro, PI e CE escalam disputa por território a Exército e STF

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatorze décadas depois de um decreto imperial, o Exército deu início neste semestre a uma perícia que vai definir qual a divisa entre os estados do Piauí e o Ceará. O levantamento foi pedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), após ação de contestação do lado piauiense a uma "invasão" cearense a terras sem definição de mapa. As informações são do UOL.

A área de litígio não tem muitos moradores nem boa infraestrutura, mas possui algo que enche os olhos de qualquer estado: jazidas de minérios como ouro, diamante e manganês. Além disso, as terras produzem energia eólica e solar e são polo de produção hortifrutigranjeira.

Mapa da Província do Ceará com a divisão eclesiástica e indicação da civil e jurídica até hoje, organizado pelo Dr. Pedro Théberge em 1861 Imagem: Pedro Théberge/Biblioteca Nacional

A alegação do Piauí tem como base a publicação do Decreto Imperial 2012, de 22 de outubro de 1880, que alterou a linha divisória das então duas províncias. Em 1920, o presidente Epitácio Pessoa chegou a mediar um acordo entre os dois estados, para que "engenheiros de confiança" fizessem um levantamento geográfico na região. Mas a perícia nunca ocorreu.

As três áreas em litígio somam 2.874 km² —área equivalente a mais da metade do Distrito Federal ou a mais de duas vezes o município de São Paulo, por exemplo. Elas começam ainda no litoral e rasgam o semiárido no sentido sul.

A divisão incerta veio por decreto do imperador dom Pedro 2º, em 1880, que alterou a linha divisória. A então província Piauí "ganhou" uma saída para o mar, anexando o território de Amarração —hoje Luiz Correia. Em troca, o Ceará ficou com as terras que abrangem Crateús. O problema principal está na definição dos marcos divisórios na serra da Ibiapaba.

O original do decreto diz que serve "de linha divisória das duas províncias a Serra Grande ou da Ibiapaba, sem outra interrupção além da do rio Puty, no ponto do Boqueirão" [o rio se chama Poty, mas o documento traz o nome errado]. Diz o texto que o Piauí fica com "todas as vertentes ocidentais da serra", e o Ceará, com as orientais.

Para justificar os problemas na definição, o Piauí alega questões anteriores ao decreto e que foram achadas recentemente, como as cartas donatárias de 1535 —sumidas até 1997— e um mapa do estado de 1760 —foi achado em 2002, que apontaria a divisa de forma mais clara. O Piauí alega que o ponto da divisa nunca ficou claro.

Caso a mudança ocorra, muitos municípios terão partes desmembradas. O caso mais emblemático é o de Poranga (CE), que cederia 66% de suas terras para o lado do Piauí. Em maio, sem chegar a um acordo entre os estados, a relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, determinou que o Exército desse início à perícia, que custará R$ 6,9 milhões.

Mapa com capitanias, também usado pelo Piauí na ação Imagem: Reprodução/FENELON ROCHA

O valor deveria ser dividido entre os dois estados, mas o governo do Ceará se negou a pagar, e o valor foi integralmente pago pelos piauienses. O estudo deve ficar pronto apenas em 2020, ainda sem prazo para acontecer.

Piauí diz que Ceará ocupou sem ter segurança jurídica

O Piauí acusa o Ceará de se apossar ilegalmente da área ao longo das décadas. Nos últimos Censos, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) considerou as áreas como território cearense. Responsável do lado piauiense pela ação, o deputado Franzé Silva diz que a ação de 2011 foi impetrada para "ter uma segurança" sobre a divisa. "É questão de ter Justiça feita. O Ceará tem avançado nessa área de litígio sem segurança jurídica", explica.

O parlamentar diz que o Piauí acredita que a região tem grande potencial de exploração natural e mineral --e, consequentemente, de arrecadação. "É uma região muito de rica na produção de hortifrutigranjeiro, de energia solar e eólica e que tem um potencial mineral, de reservas com um valor significativo. Durante todos esses anos, isso tem sido incorporado ao PIB [Produto Interno Bruto] do Ceará mesmo sendo uma região não resolvida."

Mapa de 1760 que Piauí usa como base na ação Imagem: Reprodução/FENELON ROCHA

O deputado ainda afirma que o Piauí não sabe quanto a inclusão das áreas pode acrescer à arrecadação do estado. "Isso o Ceará não informou, e não temos como saber, mas sabemos das riquezas da área", diz. Para Franzé, o Piauí vai vencer o litígio. "Existe uma certeza muito grande de que essa área é nossa. Digo isso pelo divisor de águas estabelecido no decreto. Todos os documentos históricos estão sendo encaminhados no processo e mandados ao Exército."

Ceará defende situação histórica

Do lado cearense, o analista de políticas públicas do Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará) Cleiber Nascimento afirma que o decreto imperial não estabelece com precisão a divisão entre os dois estados e defende que se leve em conta a situação administrativa ao longo dos anos, "de modo a não criar nenhum tipo de trauma"

"Nessa área existia um vazio demográfico e que, ao longo dos anos, foi sendo ocupado. O Ceará defende que se trata de uma situação histórica e não se apega a mapas de decretos, das capitanias. Advogamos que permaneça como está e seja levada em conta a população. O que existe hoje fica para o Ceará, o que existe do Piauí fica com eles."

Divisa entre Piauí e Ceará, que é área de disputa Imagem: Eric de Melo LimaNascimento ainda diz que deve se levado em conta o investimento feito na área. "Isso não pode ser desprezado com base em um decreto de 1880", diz. Para ele, o tema já está pacificado pelo IBGE. "Nós temos a questão de pertencimento. Se o estado vem administrando ao longo dos anos —e o mesmo ocorre com o Piauí—, que continue. O IBGE já pacificou a questão nos dois últimos Censos demográficos, já fez esse diagnóstico, o mapeamento dos distritos e localidades que pertencem a cada um", aponta.

A reportagem procurou a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) do Ceará, que é quem defende juridicamente o estado, para que comentasse a questão legal e financeira, mas o órgão não quis pronunciar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES