Em decisão inédita, Justiça do Piauí concede registro de pessoa não-binária

Decisão inédita no Piauí é a terceira do Brasil

Sentença inédita da Justiça do Piauí altera registro de jovem para não-binário | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um fato inédito na Justiça piauiense: O juiz Igor Rafael de Alencar assinou uma sentença em que permite A.B.S.N, de 23 anos, o direito de alterar o gênero do seu registro civil para não-binário. A decisão teve a intervenção da Defensoria Pública do Piauí e é a terceira em todo o Brasil.

O juiz baseou-se na Lei dos Registro Públicos e no Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, de nº 6.015/73, na qual a  modificação do nome é admitida em casos excepcionais como adoção e transição de sexo, exposição ao ridículo e necessidade de proteção de vítimas e testemunhas de crimes graves.

Sentença inédita da Justiça do Piauí altera registro de jovem para não-binário 

De acordo com o juiz, o autor era submetido a situações públicas constrangedoras. “Era tratado como homossexual ou como mulher nas relações profissionais e comerciais, quando assim não se sente”, argumentou o juiz em sua decisão. A sentença também permite o uso da linguagem neutra, que visa não especificar o gênero da pessoa.

SOBRE O CASO

 A.B.S.N., morad@r do município de Corrente, passou a usar roupas masculinas desde os 14 anos por não se identificar com o seu sexo biológico, o feminino. Motivad@ pelos vários constrangimentos, tentou mudar o seu nome nos cartórios, mas não conseguiu. Por isso, buscou a Defensoria Pública do Piauí.

 NÃO BINÁRIO

Termo que caracteriza indivíduos que não se identificam com gêneros binários feminino e masculino, ou se identifica com ambos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES