Em encontro com Biden, Bolsonaro diz que quer eleições limpas e auditáveis

Bolsonaro afirmou à imprensa que preserva a Amazônia e citou seu afastamento de Biden, segundo ele, “por questões ideológicas”,

Jair Bolsonaro e Joe Biden em encontro | Kevin Lamarque/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No primeiro encontro com o presidente americano, Joe Biden, Jair Bolsonaro levantou suspeitas sobre as eleições brasileiras, disse querer "eleições limpas, confiáveis e auditáveis", mas evitou falar sobre o pleito americano.

Bolsonaro viajou para Los Angeles (EUA) para participar da Cúpula das Américas, encontro que reúne chefes de Estado e de governo da região.

 Antes de se reunir  a portas fechadas com o americano, Bolsonaro afirmou à imprensa que preserva a Amazônia e que se afastou de Biden "por questões ideológicas", mas enfatizou que ambos são democratas.

— Este ano teremos eleições no Brasil e queremos sim eleições limpas, confiáveis e auditáveis. Para que não reste nenhuma dúvida após o pleito. Tenho certeza que ele será realizado nesse espírito democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza de que quando deixar o governo também será de forma democrática.

Bolsonaro — que dois dias antes da viagem a Los Angeles, onde acontece a Cúpula das Américas, voltou a afirmar em uma entrevista que ainda duvidava do resultado da eleição americana — evitou falar sobre o pleito americano.

Primeiro encontro de Jair Bolsonaro e Joe Biden aconteceu nesta quinta-feira (9) Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O brasileiro também afirmou que o Brasil é "um exemplo para o mundo na questão ambiental" e disse que o mundo depende "muito do Brasil" para sua sobrevivência. Ele voltou a dizer que seu governo preserva a Amazônia, apesar das críticas constantes de ambientalistas. 

— Temos uma riqueza no coração do Brasil, a nossa Amazônia, que é maior que a Europa Ocidental. Por vezes nos sentimos ameaçados em nossa soberania naquela área, mas o Brasil preserva muito bem o seu território. — afirmou. —A nossa legislação ambiental é bastante rígida. Fazemos o possível para cumpri-la, pelo bem de nosso país. Podemos ser o maior exportador de energia limpa. O mundo hoje, ouso a dizer, depende muito do Brasil para sua sobrevivência. 

Biden, por sua vez, deu as boas-vindas a Bolsonaro e disse que o resto do mundo deveria ajudar a financiar a preservação da Amazônia. Descontraído, o americano disse que o Brasil "é um país maravilhoso" e foi extremamente simpático com o chefe de Estado brasileiro. 

—Nós temos que ajudar a recuperação econômica e também a preocupação climática. Vocês tentam proteger a amazônia, acho que o resto do mundo deveria ajudar a financiar essa preservação. Isso é uma responsabilidade muito grande. Nós temos que conectar nossos povos e estou ansioso para saber o que você pensa sobre isso. Gostaria de ouvir sua opinião e também levantar algumas questões de interesse mútuo.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES