Em época de seca, sertanejo divide água no NE

Em época de seca, sertanejo divide água no NE

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O volume de chuva registrado neste ano em todo o Nordeste ficou 25% abaixo do normal. Nos dias que antecedem o Natal, o sofrimento de quem mora no sert?o s? n?o ? maior por um motivo: solidariedade.

A terra ? seca at? onde a vista alcan?a. Quase todos os a?udes secaram, restando apenas ?gua suja. Os pastos desapareceram. A safra foi perdida.

N?o sobrou nada para vender nem para consumir. A boiada anda quil?metros em busca de ?gua, um sacrif?cio para os animais. ?Eles bebem e comem uma vez por dia, porque a ?gua ? longe e n?o tem comida?, disse o agricultor Edvaldo Vieira Silva.

Coopera??o ? uma palavra que o sertanejo conhece bem. Em Monte Alegre de Sergipe, ningu?m enfrenta sozinho as dificuldades impostas pela seca. H? sempre um vizinho ou um amigo contribuindo com o pouco que tem para tornar os dias menos sofridos.

?gua dividida

O agricultor Rivaldo Pereira de Arag?o faz o mesmo caminho, pelo menos, tr?s vezes por semana. S?o cinco quil?metros de onde mora at? a casa do amigo. Os baldes saem de casa vazios e sempre voltam cheios. ?Essa ?gua ? para beber, e tem que beber pouco. Se beber muito, muitas vezes n?o d? para passar dois ou tr?s dias?, disse o agricultor.

A ?gua ? dividida at? a ?ltima gota. ?Um pouquinho para um, um pouquinho para outro, e vai levando a vida?, comentou o agricultor Manoel Messias Santos.

O sertanejo tamb?m divide a palma, ?nico alimento que sobrou para dar aos animais. O menos acaba sendo muito quando se pode contar com algu?m. ?Fica mais f?cil, porque um ajudando o outro n?s chegamos l?, todos unidos?, afirmou o agricultor Givaldo Vieira Silva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES