Em meio a apagão, moradores do Amapá sofrem após maior chuva do ano

Devido ao tempo, a ativação de geradores termoelétricos foi transferida para esta segunda-feira (23).

Em meio a apagão, moradores do Amapá sofrem após maior chuva do ano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 21º dia de apagão energético no Amapá, nesta segunda-feira (23), começa com a contabilização dos prejuízos de domingo (22). Macapá teve o maior volume de chuva do ano em um dia e muitas casas foram invadidas pela água. As informações são do G1.

A quantidade de água que caiu no domingo representa quase metade do que já caiu no mês e a previsão do Núcleo de Hidrometeorologia (NHMet) do Amapá é de mais chuvas ainda em novembro.

O Amapá vive uma crise energética desde 3 de novembro, quando um incêndio atingiu a principal subestação do estado. Cerca de 90% da população enfrentou um blecaute de 4 dias, e um novo apagão total no dia 17 de novembro, que foi solucionado em cerca de 4 horas.

Em meio a apagão, moradores do Amapá sofrem após maior chuva do ano

No sábado (21), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou o estado pela primeira vez desde o blecaute. Ele participou de breves cerimônias para ativação de parte dos geradores termoelétricos contratados emergencialmente.

A promessa era que os equipamentos fossem restabelecer a energia para 100% do estado, o que não aconteceu. O prazo foi estendido para quinta-feira (26), com a ativação de um novo transformador em Macapá.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou, na noite de domingo, que o “fornecimento de energia elétrica ocorreu dentro da normalidade” ao longo do dia, com atendimento de 89% da carga média. Em Macapá, por exemplo, a maioria dos bairros estavam com energia na maior parte do domingo. No entanto, à noite, houve racionamento em algumas regiões.

O órgão informou ainda que os outros geradores, que seriam ativados ao longo do dia, não foram instalados devido “dificuldades relacionadas à logística e ao clima” e que expectativa é de que até esta segunda “estejam operacionais 34 MW [megawatts] de geração térmica”.

Em meio a apagão, moradores do Amapá sofrem após maior chuva do ano

Chuvas

Além das falhas na energia, o macapaense enfrentou, no domingo, a força das chuvas. Principalmente nas regiões onde há obras, como na Zona Sul, moradores tiveram casas invadidas pela água. Alguns atingidos precisaram sair das residências devido ao problema.

De acordo com o NHMet, do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), a previsão do tempo indicava que cairia 45 milímetros, principalmente na faixa central do estado.

“Essa chuva de agora de domingo foi a mais intensa de todo o ano de 2020. Teve um acúmulo aproximado de 74 milímetros em menos de uma hora de chuva. E essas chuvas estão se estendendo por praticamente toda a faixa Sul, Central, Oeste e parte dos municípios do Norte do estado”, descreveu Jefferson Vilhena, coordenador do NHMet.

O meteorologia alerta para mais chuvas nos próximos dias.

“A gente percebe que essas chuvas estão se intensificando e pode ser que ocorram mais intensas do que essa. Só neste mês de novembro, o acumulado de chuvas já passou os 150 milímetros, que chega a ser 3 vezes mais que o esperado para todo o mês”, destacou Vilhena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES