Em meio a pandemia crachás personalizados acalmam pacientes

A ideia dos crachás personalizados geram empatia e aproximam profissionais de saúde e pacientes de um hospital do Ceará

Pacientes são atendidos por profissionais de crachás personalizados | Portal Governo do Ceará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a pandemia, os hospitais sempre cheio de pacientes, trazem profissionais que não mostram o rosto, em meio a tantos equipamentos de proteção. Isso de certa forma, afasta o paciente de seu cuidador.

Pensando em tornar essa relação menos impessoal e servir, de certa forma, para acalmar as pessoas que estão hospitalizadas, que um hospital inovou e colocou seus profissionais identificados com crachás personalizados.

Se antes, o paciente via apenas o rosto da pessoa que está por trás da máscara, dos óculos, do protetor facial, agora ele vai saber pelo nome e o sorriso estampado no crachá quem é a pessoa que está ali cuidando dele.

A ideia está sendo desenvolvida entre os profissionais do Eixo Obstétrico Covid-19 do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC),  ligado a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Para aproximar as pessoas internadas dos trabalhadores de saúde, os profissionais passaram a utilizar uma foto, geralmente mais descontraída, sempre com um sorriso, juntamente com nome e função. 

“Eu vi num seriado. Achei interessante trazer para a nossa realidade. O objetivo é fazer com que as pacientes conheçam quem está por baixo, quem somos. Vi amigos serem internados e não saberem quem cuidou deles”, diz a obstetra Sabrina Forte.

Profissionais passam a atender pacientes com crachás personalizados/ Governo do Ceará

A paciente Janaína Brito dos Santos Pereira, de 32 anos, gestante de 30 semanas, está internada desde o dia 6 de abril para tratamento da Covid-19. Ela conta que, apesar de estar bem assistida pela equipe hospitalar, sente falta de saber quem cuida delas, de ver o sorriso do outro lado – além do que é transmitido pelo olhar. 

“Os profissionais estão todos muito bem paramentados, tomando todos os devidos cuidados. Isso nos impede de conhecê-los melhor, pelo sorriso, por exemplo, que transmite aos pacientes certa tranquilidade de estarmos sendo bem recebidas e cuidadas. A identificação visual dos profissionais, com um sorriso estampado na foto, nos dá segurança”, afirma Janaína.

A identificação, menos institucional, favorece a relação entre pacientes e profissionais, principalmente em meio ao isolamento e à distância da família. (Com informações da assessoria do HGCC/Portal do Governo do Ceará)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES