Em reunião no TJ, MP-PI discute situação do sistema socioeducativo

Autoridades dos três poderes estiveram reunidas na sede da CGJ

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A promotora de Justiça Francisca Lourenço, titular da 46ª Promotoria de Justiça de Teresina, participou na manhã dessa terça-feira, 04 de dezembro, de reunião na Corregedoria-Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) para discutir a situação das quatro unidades de atendimento socioeducativo do Piauí, sediadas em Teresina: Centro Educacional Masculino (CEM), Centro Educacional Feminino (CEF), Centro de Internação Provisória (CEIP) e Projeto Semiliberdade.

A reunião foi solicitada pelo desembargador Ricardo Gentil, corregedor-geral de Justiça, com a intenção de discutir com os órgãos e instituições que atuam na execução de medidas socioeducativas no Estado, a formulação de estratégias para melhorar o sistema de acolhimento de adolescentes em conflito com a lei. O magistrado afirmou que as condições a que são submetidos os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas são preocupantes.

Participaram da reunião de trabalho, a defensora pública-geral do Estado, Hildeth Evangelista, o secretário de segurança pública, coronel Rubens Martins, o comandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, os juízes, José Vidal, titular da Vara de Execuções Penais de Teresina, e Elfrida Belleza, titular da 2ª Vara da Infância e Juventude, a professora Lourdinha Nunes, presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura, e o delegado Raimundo Leite, representando a Secretaria de Assistência Social do Piauí.

Todos as autoridades presentes foram unânimes em afirmar que a situação do sistema socioeducativo piauiense necessita de mudanças para oportunizar aos reeducandos efetivamente a chance de ressocialização.

Após as colocações dos presentes, os participantes pontuaram algumas ações que podem resultar em mudanças para melhorar o atendimento aos adolescentes, entre as quais: a contratação de profissionais qualificados e com experiência no trabalho com crianças e adolescente em conflito com a lei; o fornecimento de materiais para o desenvolvimento de projeto com os internos das unidades. A promotora Francisca Lourenço e a juíza Elfrida Belleza afirmaram que estão analisando de forma célere os relatórios técnicos-avaliativos.

As autoridades ainda disseram que devem solicitar uma audiência com o governador do Estado para apresentar as deficiências e solicitar melhorarias no sistema socioeducativo do Piauí.

Inspeção nas unidades socioeducacionais

Na semana passada, a representante do Ministério Público do Piauí (MPPI) inspecionou as unidades socioeducacionais e constatou que a situação precária das unidades ainda persiste. Entre os problemas encontrados estão a falta de material e pessoal qualificado para trabalhar com os internos; falta de estrutura física para assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; péssimas condições de trabalho para os socioeducadores; ambientes insalubres e sem ventilação, além da falta de adequações quanto à acessibilidade e plano contra incêndio.

Depois das inspeções, a promotora de Justiça vai analisar o relatório técnico da inspeção para solicitar as adequações estruturais e de trabalho conforme os padrões da Lei nº 12.594/12, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Francisca Lourenço ainda disse que, de acordo com o grau apresentado, o MP poderá requerer uma intervenção, para que o local de funcionamento seja transferido até que as reformas sejam implementadas.

Saiba mais:

MPPI realiza inspeções em unidades socioeducativas em Teresina



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES