Em Teresina, mais de 9 mil famílias estão com o CadÚnico desatualizado

Para evitar o bloqueio de benefícios, o Ministério da Cidadania tinha como prazo final, sexta-feira, (14), no entanto, prorrogou o prazo para mais 30 dias

Em Teresina, cerca de 9.224 famílias estão com o CadÚnico desatualizado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informa que possui 166 mil famílias na base do Cadastro Único (CadÚnico) e deste número, aproximadamente, 80% está com o cadastro devidamente atualizado. Em Teresina, cerca de 9.224 famílias estão com o CadÚnico desatualizado, há mais de 48 meses, e devem atualizar para evitar o bloqueio dos benefícios.

Para evitar o bloqueio de benefícios, o Ministério da Cidadania tinha como prazo final, sexta-feira, (14), no entanto, prorrogou o prazo para mais 30 dias. O CadÚnico dá acesso a benefícios sociais, dentre eles: o Auxílio Brasil; o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da SEMCASPI, em Teresina o atendimento das famílias acontece por agendamento ou demanda espontânea, a fim de evitar longas filas nas unidades de CRAS.

“Com o apoio do nosso prefeito Dr. Pessoa e das nossas equipes, nós estamos com uma força tarefa, já algum tempo, nos nossos CRAS. Nós aumentamos o número de atendimentos e de entrevistadores, passamos a fazer este serviço online. Passamos a fazer o cadastro manual e a lançar os dados das famílias direto no sistema do Governo Federal. Das famílias presentes no nosso banco de dados, 80% está com o cadastro atualizado. Estamos bem próximo de atingir a meta, os 100% das famílias”, pontuou.

Segundo Rosemere Santana, gerente de Programas do Renda Mínima e Benefícios da Semcaspi, as famílias que precisam atualizar o CadÚnico são aquelas com cadastro desatualizado desde 2016 e 2017.

“Desde fevereiro deste ano, nós estamos atendendo estas famílias nos CRAS. Nossas equipes fizeram busca ativa destas famílias, especialmente, do público do BPC, inclusive, com cadastro em domicílio para as pessoas com dificuldade de locomoção. Isso para não terem o benefício bloqueado”, destacou.

MAIS DE 30 MIL NOVAS INSERÇÕES

A Semcaspi tem atuado na proposta de atualizar o CadÚnico das famílias e também de promover novas inserções. De acordo com dados do CECAD (Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico), de janeiro a setembro de 2022, em Teresina foram inseridas 35 mil novas famílias no CadÚnico.

“Apenas este ano, tivemos um número significativo de atualizações e de inserções no CadÚnico. Há uma expectativa deste número aumentar, tendo em vista a realização das ações de atualização e inclusão cadastral, desenvolvidas para além do espaço dos CRAS, incluindo o Teresina Cuida de Você e mutirões nos bairros”, ressaltou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES