Emagrecimento reduz riscos de câncer

O oncologista Ramon Andrade de Mello orienta as pessoas a traçar estratégia para perder peso

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O início do ano é tempo de renovar as promessas e muitas pessoas reforçam nesse período o compromisso de emagrecer. O excesso de peso aumenta os riscos de câncer, e aproximadamente 30% de alguns tipos da doença estão relacionados à obesidade.

Ramon Andrade de Mello, médico oncologista, orienta às pessoas interessadas em emagrecer de forma saudável a traçar uma estratégia com atividades físicas aliadas a uma alimentação equilibrada.

As pessoas devem evitar principalmente os alimentos processados e dar prioridade aos vegetais. Entre eles, o brócolis, que é rico em antioxidante e ajuda no emagrecimento. Já entre as frutas, a maçã colabora na digestão. A espirulina, um suplemento dietético obtido a partir de cianobactérias de algas da região da América Central, é outra sugestão do oncologista. “Em 2018, a revista científica suíça chamada Marine Drugs publicou um estudo clínico (doi: 10.3390/mdl6100364) mostrando que a espirulina pode ser utilizada como tratamento complementar para a redução do colesterol, diminuição de peso, inibição do apetite e perda de peso”, explica Mello.

O oncologista lembra que a alimentação deve estar aliada a atividades físicas também. “É importante praticar exercícios pelo menos três vezes por semana, com 60 minutos por dia. Já a Sociedade Americana de Medicina Desportiva recomenda, por exemplo, atividades físicas de 160 minutos no mínimo, por semana, para evitar o sedentarismo. Isso pode ser feito na caminhada no começo ou final do dia. "Ou até mesmo dispensar o elevador e subir as escadas do prédio também já ajuda”, orienta.

Ramon de Mello reforça que quem perde peso reduz os riscos de desenvolver tumores cancerígenos. A obesidade elava o risco das pessoas desenvolverem a doença porque o tecido gorduroso aumenta a produção do hormônio estrogênio e pode estar relacionado com um estado inflamatório sistêmico no indivíduo. Nas mulheres, ele favorece o aparecimento de tumores na mama e endométrio. Além disso, câncer de esôfago, intestino, reto, rins e pâncreas podem ter relação direta com a obesidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES