SEÇÕES

Emater quer integração de instituições de ensino

Emater quer integração de instituições de ensino

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Buscar a integra??o entre as institui?es de ensino, pesquisa e extens?o para propor, dentre outras coisas, um novo modelo de desenvolvimento rural sustent?vel para o Piau?. Essa proposta foi lan?ada pelo diretor-geral do Emater (Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau?), Francisco Guedes, no Congresso Norte/Nordeste de Agronomia, que aconteceu na semana passada em Teresina, no Rio Poty Hotel.

Francisco Guedes participou, na sexta-feira (16), de um painel tem?tico sobre Ensino, Pesquisa e Transfer?ncia de Conhecimentos Agron?micos. A discuss?o envolveu ainda o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria), Valdem?cio Ferreira, e o diretor do CCA da UFPI (Centro de Ci?ncias Agr?rias da Universidade Federal do Piau?), professor Jo?o Batista. "? preciso construir um novo modelo de assist?ncia t?cnica e extens?o rural para o Piau? e para o Brasil que possa atender satisfatoriamente as demandas dos cerca de 200 mil agricultores familiares do nosso Estado", disse Guedes.

O diretor falou sobre o tema: Emater/Piau? 2007-2010 - Uma nova dimens?o, onde apresentou uma proposta de constru??o desse novo modelo de atua??o que pretende mudar a atividade do Emater no Piau?. A proposta est? alinhada ?s diretrizes nacionais do PNATER (Plano Nacional de Ater - Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural) e tem como princ?pios a inclus?o social, a gest?o participativa, a organiza??o dos trabalhadores rurais, a seguran?a alimentar, dentre outros.

A proposta envolve ainda novos focos de trabalho e busca resultados em propostas positivas para redu??o da pobreza rural, a implementa??o de arranjos produtos locais sustent?veis para os agricultores familiares, o Programa Permanente de Conviv?ncia com o Semi-?rido, a Educa??o Contextualizada, dentre outros princ?pios. "O Emater est? se preparando, atrav?s da capacita??o permanente de t?cnicos e dos pr?prios agricultores familiares, al?m de outras estrat?gias para atuar neste novo cen?rio de mudan?as que est?o acontecendo no ?mbito do conhecimento e das novas tecnologias, procurando integrar o conhecimento cient?fico com o saber popular. Vale ressaltar, que estamos tamb?m implementando uma nova pol?tica de comunica??o para este Instituto, visando dar mais visibilidades ?s a?es desenvolvidas por n?s", finalizou Guedes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos