mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Embrapa: Atividades e pesquisas não serão paralisadas em Parnaíba

Atividades de pesquisas da Unidade de Execução da Embrapa, em Parnaíba, não serão paralisadas.

A Unidade de Execução da Embrapa Parnaíba não será fechada. A informação é do José Oscar Lustosa de Oliveira Júnior, Chefe-Adjunto de Administração e Finanças da Embrapa Meio-Norte.

"As atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Unidade de Execução de Pesquisa em Parnaíba, parte do Centro de Pesquisa da Embrapa Meio-Norte (CPAMN), foram realinhadas desde 2002", diz, enfatizando que o realinhamento da agenda de pesquisa tem foco em duas áreas de pesquisa que são a bovinocultura leiteira e fruticultura irrigada.

Segundo José Oscar, no realinhamento da empresa, neste ano foram movimentados 24 dos 55 empregados. "Essa movimentação está suspensa por decisão judicial", comenta José Oscar, declarando ainda que o realinhamento da Unidade de Execução da Embrapa não trará impacto negativo para cidade, pois todas as atividades de pesquisas continuam sendo realizadas e permanecem alinhadas aos temas vinculados as atividades agropecuárias da Macro Região dos Tabuleiros Litorâneos.

Além de Teresina, José Oscar diz que a Embrapa Meio-Norte possui uma Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) em Parnaíba, que é uma área de cessão de uso formalizada pelo DNOCS, e duas bases físicas nos municípios de Campo Maior (uma fazenda) e de São João do Piauí (três fazendas), com atividades vinculadas a agenda de pesquisa da Embrapa Meio-Norte.

Atividades da Unidade de Execução da Embrapa em Parnaíba continuarãoAtividades da Unidade de Execução da Embrapa em Parnaíba continuarão

Pesquisas

José Oscar cita que entre as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte estão o Programa de Melhoramento Genético de grãos, especificamente vinculado ao gênero Vigna uguiculata L. Walp, incluindo feijão-caupi e ostras espécies, com o maior banco de germoplasma do gênero no Brasil;  Manejo Conservação da Raça Curraleiro pé-duro, e construção do processo do boi ão tropical.

A empresa tem pesquisa na área do desenvolvimento de processos para convivência com a seca em cultura produtoras de grãos;  manejo da caprinocultura no semiárido; integração lavoura-pecuária (ILPF); apicultura e meliponicultura e outros.

"Todas as atividades vinculadas a agenda de pesquisa da Unidade têm abordagem m para a Região Meio-Norte do Brasil, nos estados do Piauí e Maranhão. Desenvolvimento de atividades na Região Centos Oeste do Brasil, com impacto das tecnologias para todo o País e o Mundo", diz José Oscar.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail