Emoção marca formatura das primeiras turmas da Universidade Aberta do Piauí

Hoje, o Piauí é o único no país que tem a oferta de Ensino Superior Público em todos os municípios.

Formatura da Universidade Aberta | Francisco Gilásio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dejanildes Cabral Ribeiro, 24 anos, e José Onecifro de Sousa, 47 anos, são duas pessoas que têm em comum a conclusão de um importante ciclo na educação. Na noite da última segunda-feira (19), eles e mais de 600 concludentes do curso de Bacharelado em Administração, da 1ª etapa da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), receberam o grau de bacharéis no Centro de Convenções de Teresina, em uma solenidade híbrida, transmitida pelo Canal Educação, aos 60 polos que comemoram o encerramento do ciclo.

A solenidade contou com a presença dos representantes das instituições que construíram a Uapi: Universidade Estadual do Piauí (Uespi) – unidade certificadora; Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) que é responsável pelo pagamento das bolsas; e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – que é a responsável pela implantação e manutenção dos polos, além do gerenciamento de todo o sistema. Também estiveram presentes os agentes educadores que atuaram no dia a dia em sala de aula, além de convidados do poder Legislativo e os mais de 360 formandos e familiares, que representavam os polos.

“Eu fiz o vestibular da Uapi com o objetivo de melhorar. Eu já sou funcionário público, concursado da área da saúde lá no meu município, mas estou vendo, no fim do curso, a possibilidade de melhorar, ainda mais, a minha colocação dentro e até fora do município que eu trabalho”, disse José Onecifro, do polo de São João da Serra, que é motorista de ambulância, criador de gado e, agora, bacharel em Administração.

Orador da turma

José foi escolhido para ser o orador da turma de todos os polos e representou, em sua fala, os sonhos que iniciaram quando eles decidiram ingressar em um curso superior. “É muito bom olhar para trás, lá em 2017, quando mais de 10 mil candidatos concorremos a 3 mil vagas ofertadas pela Uapi. Nós conseguimos aprender muita coisa e não custa deixar de lembrar da importância da universidade no seu empenho em favorecer a universalização do Ensino Superior no Piauí. Isso é, para todos os piauienses, motivo de muito orgulho, assim como todas as políticas públicas que oferecem educação como tem que ser: pública, gratuita, de qualidade, libertadora e propiciadora de autonomia”, disse o orador.

Dejanildes, do polo de Palmeiras, conta que o curso superior sempre foi o seu (e da sua família) maior sonho. “Durante o curso, eu passei por alguns problemas, inclusive de saúde, mas nunca desisti. Cheguei até a ficar de recuperação, mas fui atrás, me esforcei mais e consegui pagar todas as disciplinas e ajudei também outras pessoas”, disse a juramentista da Solenidade, que disse ter um caso de amor com a Administração.

A união de esforços deles é refletida em toda a turma que colou grau. São sonhos e apenas o começo de um ciclo na educação Superior, que tem o propósito de desenvolver, socialmente e economicamente, o Estado por meio de uma educação com foco no empreendedorismo. Os dois têm na sua rotina esse aspecto: ela com uma loja de roupas virtual e ele com a sua criação de gados. São nesses dois exemplos que a Uapi tem refletido a oportunidade de desenvolver, em todo o Piauí, as potencialidades locais sem que o estudante precise se deslocar aos centros regionais ou mesmo a capital para estudar.

Expansão do ensino superior

O secretário da Educação, Ellen Gera, explica que o objetivo do Governo do Estado sempre foi a expansão do ensino Superior em todos os municípios e “no ano de 2017 institucionalizou a Uapi com a parceria Seduc, Uespi e Fapepi”. Hoje, o Piauí é o único no país que tem a oferta de Ensino Superior Público, seja pela Uapi, UAB, UFPI, IFPI ou Uespi.

Presente na solenidade, como paraninfa da turma, a deputada federal, Rejane Dias, conta que a trajetória da Uapi começou quando ela ainda era gestora da pasta da Educação. “Foi desafiador, mas a obstinação do ex-governador, e agora senador eleito, Wellington Dias, fez com que o Piauí ofertasse uma universidade a distância que chegasse a todos os cantos do Estado”, disse.

A governadora Regina Sousa, que também esteve presente, lembrou que o grande presente para os novos administradores foi a recente aprovação da Lei Nº 7.897, de 15 de dezembro, que instituiu o piso salarial dos Administradores, Tecnólogos em Administração e dos Técnicos em Administração, no âmbito do estado do Piauí.

“Não podemos deixar de falar da obstinação do ex-governador Wellington Dias, que falava muito do IDH do Piauí e a gente via que tínhamos dados negativos de analfabetismo e a escolaridade era baixa. Então, a partir disso, ele colocou em mente que íamos ter que trabalhar essas duas coisas: alfabetizar e ofertar mais vagas de ensino Superior”, disse a governadora.

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES