Empregada doméstica de 45 anos realiza sonho de fazer curso superior

Maria do Amparo de Sousa Oliveira, 45 anos, moradora de Piripiri, estuda no polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), em Cocal de Telha.

Maria do Amparo cursa Administração em polo da UAPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Antes do curso de Administração da UAPI eu só trabalhava. Não tinha tempo para estudar. Eu trabalhei 26 anos como empregada doméstica e fui faxineira por muito tempo até chegar no curso”, diz Maria do Amparo de Sousa Oliveira, 45 anos, moradora de Piripiri e estudante do polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), em Cocal de Telha. Além de persistir em busca de um futuro melhor, Amparo entra para o grupo de piauienses que, por meio de uma educação de qualidade e ampla oferta, conquistam um curso superior.

A estudante finalizou o ciclo da educação básica em 1999 e, de lá para cá, precisou abrir mão do sonhado curso superior para criar os filhos e trabalhar, mas sempre com o sonho de poder entrar na universidade. “Sempre fui boa aluna e no Ensino Fundamental estudei na U. E José Narciso Filho, que é uma escola de destaque aqui em Piripiri que amo muito. Lá cursei do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental”, disse ela, explicando que, após finalizar esse ciclo, decidiu ir para São Paulo para trabalhar e lá conseguiu aliar trabalho e estudos para finalizar o ciclo do Ensino Médio.

Maria do Amparo cursa Administração na UAPI | foto: DivulgaçãoA vida como empregada doméstica nunca foi empecilho para que ela pudesse continuar os estudos. Com a vida difícil no Piauí, ela procurou oportunidades fora do estado para poder ajudar a mãe e os 8 irmãos. “Fiz os três anos do Ensino Médio em São Paulo e quando terminei queria cursar Psicologia, mas engravidei do meu primeiro filho e decidi adiar o sonho”, disse.

Maria explica que nunca desistiu de voltar para escola e, em 2016, com o incentivo da irmã administradora, resolveu buscar essa oportunidade, momento em que conheceu a UAPI. Trabalhando em casas de várias famílias, ela sempre recebeu incentivos que se aliaram à sua vontade de entrar em uma universidade para cursar Bacharelado em Administração.

“Em 2017 resolvi fazer o ENEM e obtive uma boa nota, mas só dava para cursos de licenciatura e não era o que eu queria. Quando em 2018 surgiu o vestibular da UAPI, com essa proposta de poder estudar de casa por meio da plataforma e só comparecer no polo a cada 15 dias, percebi a oportunidade perfeita de entrar para o curso”, disse Maria, frisando que esse foi o empurrão que faltava para que, aos 43 anos, ela pudesse ingressar no curso de Administração.

Ela decidiu cursar no polo UAPI de Cocal de Telha, pois a cidade era a mais próxima da sua naquele momento, com oferta de vagas. Cocal de Telha integrou a primeira etapa do programa, iniciado em 2017, e fez parte dos 60 primeiros polos do programa de expansão do Ensino Superior do Governo do Piauí.

Maria do Amparo cursa Administração no Polo de Cocal de Telha | FOTO: Arquivo pessoalApós 26 anos como empregada doméstica, ela conta que enfrentou muitos desafios, até mesmo a resistência do ex-marido para estudar após os 40 anos, mas que nada a desmotivou de alcançar seus objetivos. Desde o dia 15 de julho de 2022, cursando o 6º período de Administração, ela deixou de ser empregada doméstica e, com a ajuda da sua última patroa, foi contratada para administrar uma franquia de empréstimos localizada no centro de Piripiri.

“Essa família aqui em Piripiri sempre viu muito esse meu lado de dedicação, de muita esforço. Eles compraram uma franquia e me colocaram como administradora. Hoje, eu sou o nome que representa essa franquia aqui em Piripiri, eu sou a administradora desta franquia", diz, orgulhosa, Maria do Amparo, que acrescenta “para mim, Maria do Amparo Oliveira, a UAPI foi a melhor coisa que poderia ter acontecido na minha vida”.

Oferta de educação superior da Uapi

A parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem o objetivo de universalizar o Ensino Superior em todo o Piauí e promover qualidade por meio da educação à distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A UAPI iniciou ainda em 2017 com a primeira etapa e a abertura de 60 polos; em 2018, a segunda etapa iniciou com mais 60 polos; e a terceira etapa abriu mais 63 polos, totalizando 183 cidades piauienses.

Atualmente é ofertado o curso de Administração, mas o Governo do Estado já estuda a ampliação e a possibilidade de oferta de novos cursos com o Projeto de Lei Nº 39/2020, que criou o Programa Universidade Aberta do Piauí (UAPI). Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerencia as ações, visando garantir informação e qualidade aos cidadãos que desejam ingressar no ensino superior sem precisar sair de suas cidades.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES