Empresas de ônibus não irão pagar 13º salário aos trabalhadores, diz Setut

Em nota, o Setut informou que a Prefeitura de Teresina atrasou os repasses necessários para o depósito do benefício.

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) comunicou nesta terça-feira (22) que as empresas não irão depositar a primeira parcela do 13º salário para os trabalhadores do transporte público, que estava prevista para o dia 30 deste mês.

Em nota, o Setut informou que o déficit financeiro no sistema de transporte e o impasse com a Prefeitura de Teresina dificulta o depósito do benefício. "O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que as empresas não conseguirão efetuar o pagamento do 13° dos colaboradores devido ao impasse com a Prefeitura e ao enorme déficit financeiro que a Prefeitura vem causando ao sistema de transporte urbano. Além do 13°, a folha de pagamento dos motoristas de ônibus que trabalharam no segundo turno das eleições também não foi paga por falta de verbas", diz a nota do Setut.

Empresas de ônibus não irão pagar 13º salário aos trabalhadores, diz Setut (Foto: reprodução)

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro-PI) receberam um ofício em que Setut justifica a ausência do 13º para motoristas e cobradores. No documento, o sindicato afirma que a Prefeitura de Teresina não está cumprindo as obrigações previstas no contrato com as empresas, no que rege o regulamento de repasses financeiros.

O presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, informou que será feita uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na sexta-feira (25), para discutir a decisão do Setut. "Estamos cientes do que está acontecendo, já procuramos alguns vereadores e pedimos uma mediação com o desembargador solicitando para participar desse entendendimento com Setut, Strans e Sintetro", contou

A consultora jurídica do SETUT, Naiara Moraes disse que o sistema público de transporte se aproxima do colapso. "Devido à falta de soluções apresentadas pelo poder público, negociações não cumpridas, dentre outras questões, o transporte coletivo está próximo de seu colapso. O SETUT confirma que em dezembro e janeiro/2023, as duas entidades de classe se reunirão para alinhar questões sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2023, como já faz anualmente", informou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES