Empresas discutem logística para transportes no Piauí

Empresas discutem logística para transportes no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Empresas de passageiros e cargas, taxistas e entidades representativas participam, nesta sexta-feira, 3, do semin?rio sobre o Plano Nacional de Log?stica de Transportes (PNLT), que come?ou ?s 9 horas e vai at? o in?cio da tarde, no Sal?o Poty, do Rio Poty Hotel. Participa do evento o secret?rio nacional de Pol?tica de Transportes, Marcello Perrupato. O secret?rio estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, representou o governador Wellington Dias na abertura do evento.

O semin?rio objetiva elaborar subs?dios para o PNLT, do Minist?rio dos Transportes, para os pr?ximos 15 anos. O Governo do Estado quer incluir no plano obras estruturantes ferrovi?rias, hidrovi?rias, aeroportu?rias e inclus?o do Piau? no sistema nacional de navega??o de cabotagem, mediante conclus?o do Porto de Lu?s Correia.

De acordo com a programa??o, o semin?rio inclui apresenta??o da metodologia do PNLT e do portf?lio de projetos, bem como a vis?o do setor p?blico e a do setor privado. Ser? a oportunidade para cada um deles apresentar seus interesses para discuss?o, aprova??o e inclus?o no plano. As conclus?es e eventuais ajustes ser?o feitos ao meio-dia. O encerramento est? previsto para o in?cio da tarde.

Dentre os presentes, estavam a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piau? (DER), Karenina Eul?lio; a deputada estadual Flora Isabel (PT), o presidente do Sindicato de Transporte de Carga, Armando Oliveira, e o presidente do Servi?o Social de Transporte e Servi?o Nacional de Aprendizagem dos Transportes (Sest-Senat), Ant?nio Leit?o, al?m de representantes dos taxistas e de passageiros. Tamb?m participaram representantes de institui?es de ensino.

Marcello Perrupato, que est? percorrendo v?rias unidades da Federa??o em semin?rios semelhantes, recolhendo subs?dios para elabora??o do PNLT, disse que o plano se sustenta em tr?s pilares b?sicos, que s?o a maior efici?ncia para regi?es de produ??o consolidada, desenvolvimento regional e integra??o continental, levando em conta os rumos da economia brasileira.

Ele disse que a infra-estrutura log?stica ? importante para o desenvolvimento regional. Sendo assim, o PNLT prev? maior volume de investimentos nas regi?es com menor participa??o no Produto Interno Bruto Nacional (PIB). Ou seja, haver? maior investimento nas regi?es mais carentes.

A Regi?o Nordeste Setentrional, que inclui o Piau?, Cear? e Maranh?o, tem investimentos federais recomendados de R$ 19,5 bilh?es, correspondendo a 11,4% do total de R$ 172,4 bilh?es a serem aplicados no PNLT em todas as regi?es do Pa?s at? 2.023.

Luciano Paes Landim disse que o Piau? dever? ser contemplado com obras estruturantes, como a Ferrovia Transnordestina, a hidrovia do Rio Parna?ba, a conclus?o do Porto de Lu?s Correia e no setor aeroportu?rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES