Empresas intermunicipais começam a emitir passagens para voto no 2º turno

O decreto ainda estabelece que as concessionárias e permissionárias dos serviços de transporte intermunicipal serão devidamente ressarcidas

Empresas intermunicipais começam a emitir passagens para voto no 2º turno | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o início da retirada gratuita de passagens para os eleitores que votam em outros municípios, o Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portella, em Teresina, já registra um fluxo alto de pessoas nas primeiras horas da liberação dos bilhetes para viagens.

O Governo do Piauí decretou a gratuidade do transporte intermunicipal no 2º turno das eleições. Em documento publicado no Diário Oficial de segunda-feira (24), a governadora Regina Sousa (PT) autoriza que o transporte seja de graça das 4h do sábado (29) até as 12h da segunda-feira (31).

Empresas intermunicipais começam a emitir passagens para voto no 2º turno - Foto: Ananda Soares

Para usar o transporte de graça neste período o passageiro precisa apresentar:

- Título de eleitor, e-título ou, alternativamente, qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação do usuário;

- Quando da saída do município onde o eleitor tem domicílio eleitoral, comprovante de votação e prévia utilização da gratuidade para o trecho de ida.

Empresas intermunicipais começam a emitir passagens para voto no 2º turno - Foto: Ananda Soares

O decreto ainda estabelece que as concessionárias e permissionárias dos serviços de transporte intermunicipal serão devidamente ressarcidas dos custos que tiverem em razão da gratuidade, na forma e no cálculo a serem definidos pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans).

No requerimento devem ser apresentadas as cópias das passagens emitidas, especificando a identificação de cada usuário-eleitor.

Empresas intermunicipais começam a emitir passagens para voto no 2º turno - Foto: Ananda Soares

A dona de casa Valmira Marques de Pinho mora em Teresina e vai votar na cidade natal, São Miguel Tapuio, que fica localizada a 228 km da capital. Valmira contou ao Meionorte.com que costuma pagar R$120 reais em uma única passagem.

"Como eu trabalho em casa, acho um valor muito alto para ir votar. Dessa vez, não vou justificar e vou fazer essa viagem para escolher nosso presidente, gostei muito dessa decisão”, falou.

O agricultor Raimundo Rodrigues dos Santos, de 62 anos, adquiriu as passagens na rodoviária com destino ao município de Elesbão Veloso, distante 165 km de Teresina. A espera para conseguir os bilhetes durou quase três horas. “Cheguei por volta das 6 horas da manhã e já tinha muita gente. Enfrentei a fila e consegui a passagem de ida e volta para votar na minha cidade”, contou

Empresas intermunicipais começam a emitir passagens para voto no 2º turno - Foto: Ananda Soares

O dentista Pedro Constâncio, de 23 anos, também não deixou para última hora e enfrentou uma longa fila para garantir uma passagem para a cidade de Fronteiras, distante 410 km de Teresina. “Vou pegar o ônibus amanhã, por volta das 14h. Gostei da iniciativa porque ela incentiva o voto. A passagem gratuita vai diminuir, acredito, o número de abstenções, o que é relevante para nós”, explicou.

Dentista Pedro Constâncio, natural de Fronteiras, já garantiu as passagens para votação (Foto: Ananda Soares)

Irene Saraiva, gerente de fiscalização da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), esclareceu que há diferença no funcionamento gratuito dos transportes semi-urbanos e dos intermunicipais para os passageiros. 

"O semi-urbano vai funcionar apenas no domingo. As pessoas que forem viajar no raio de 100 km da Grande Teresina irão pegar o transporte no próprio domingo, nos pontos de partida. Quanto aos intermunicipais, as passagens começaram a ser emitidas hoje, para viagens que começa a partir das h horas da manhã. Estaremos aqui para ajudar os passageiros em caso de algum problema", disse.

Irene Saraiva, gerente de fiscalização da Setrans - Foto: Ananda Soares



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES