Encontrada caixa-preta do avião da TAM que caiu em São Paulo

Encontrada caixa-preta do avião da TAM que caiu em São Paulo

Encontrada caixa-preta do avião da TAM que caiu em São Paulo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A caixa-preta do Airbus A-320 da TAM que caiu e pegou fogo na noite de ter?a-feira nas proximidades do aeroporto de Congonhas (zona sul de S?o Paulo) foi localizada na madrugada desta quarta. No total, 180 pessoas estavam na aeronave, que derrapou durante o pouso na rec?m-reformada pista principal, atravessou a avenida Washington Lu?s e atingiu o pr?dio da TAM Express e um posto de combust?veis. A colis?o provocou um inc?ndio de grandes propor?es.

O Corpo de Bombeiros descarta encontrar sobreviventes no avi?o. O acidente, ocorrido por volta das 18h50, sob chuva, tamb?m vitimou funcion?rios da TAM Express empresa de transporte de cargas e pessoas que estariam no posto. At? as 4h, a Defesa Civil Municipal informou que 56 corpos haviam sido localizados.

Se confirmadas as mortes de todos os ocupantes do Airbus, ser? o maior acidente da hist?ria da avia??o brasileira no ano passado, a queda do Boeing da Gol causou a morte de 154 pessoas.

O IML (Instituto M?dico Legal) montou uma for?a-tarefa para receber e identificar os corpos das v?timas do acidente com o v?o 3054 da TAM. O coordenador da Superintend?ncia da Pol?cia T?cnico-Cient?fica, Celso Perioli, afirmou que este ser? o maior desafio j? enfrentado pelo IML, devido ao grande n?mero de v?timas.

Acidente

O Airbus havia sa?do de Porto Alegre (RS) com destino a Congonhas com 174 passageiros entre eles 14 funcion?rios da TAM e seis tripulantes. Feridos foram encaminhados para hospitais da regi?o.

A expectativa ? que as informa?es contidas na caixa-preta auxiliem a esclarecer o acidente.

Com o acidente, pousos e decolagens foram suspensos no aeroporto, e avi?es desviados para outros terminais. Ruas da regi?o est?o interditadas. Casas e im?veis comerciais foram desocupadas.

O presidente Luiz In?cio Lula da Silva decretou luto oficial de tr?s dias no pa?s em mem?ria das v?timas do acidente. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) tamb?m decretou luto oficial no munic?pio.

O governo federal determinou que a Anac (Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil) e a TAM prestem o atendimento que for necess?rio aos familiares e ?s v?timas do acidente. O ministro Franklin Martins (Comunica??o Social) disse acreditar que o acidente tenha sido provocado por uma tentativa do piloto do Airbus em arremeter a aeronave ap?s constatar problemas no pouso. O ministro afirmou, no entanto, ser precipitado opinar sobre as causas do acidente sem que as investiga?es sejam conclu?das pela Aeron?utica.

Familiares

Enquanto equipes dos bombeiros buscam v?timas, parentes e amigos das v?timas aguardam informa?es.

No Rio Grande do Sul, uma sala do aeroporto Salgado Filho foi reservada pela Infraero (estatal que administra os aeroportos do pa?s) aos familiares e amigos dos passageiros. Em S?o Paulo, parentes e amigos dos passageiros aguardam informa?es na sala de autoridades do aeroporto de Congonhas.

Jo?o Loli Jr.,26, reclamou da demora na divulga??o da lista de passageiros. Segundo ele, o cunhado Claudemir Arriero chegava a S?o Paulo e seria recebido pelo pai, que j? estava no aeroporto e ouviu quando o barulho causado pelo acidente e demorou para ter a confirma??o dos nomes dos ocupantes da aeronave. A TAM informou que a divulga??o dos nomes foi lenta porque dependia da confirma??o do embarque dos passageiros.

A empresa a?rea disponibilizou o telefone 0800-117900 para familiares e amigos dos passageiros do v?o 3054.

Relatos

Funcion?rio de uma consultoria de desenvolvimento de sistemas em S?o Paulo, Fabr?cio Costa, 29, afirma que renasceu. Ele havia viajado a Porto Alegre para visitar um cliente e afirma que deveria retornar a S?o Paulo no v?o 3054. "Eu acabei mais cedo o compromisso, cheguei no aeroporto e consegui antecipar para o [v?o] 3052, gra?as a Deus."

"Ainda n?o caiu a ficha. Eu olho para o bilhete l?... eu poderia estar no v?o", disse.

O analista de suporte t?cnico de inform?tica da Varig Levi Louren?o sa?a do trabalho quando ouvi



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES