Encontrada vivo em necrotério, bebê luta pela vida há 4 meses

Mesmo com a série de problemas do bebê a mãe continua otimista.

Fabian Veron e Analía Bouguet, pais da pequena Luz Milagros, que luta pela vida há quatro meses. | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Declarada morta por médicos e encontrada com vida pelos pais no necrotério, a pequena Luz Milagros luta pela vida há quatro meses em Buenos Aires, na Argentina. Desde o incidente, ocorrido em abril, o bebê permanece em terapia intensiva e já foram diagnosticados danos cerebrais considerados irreversíveis.

Na semana passada, a criança foi transferida junto com a mãe do hospital de Buenos Aires para uma unidade na Província de Chaco, noroeste da Argentina, onde a família vive. "Temos que esperar. Vamos ver como vai continuar", disse Analía Boutet, mãe de Luz Milagros.

Mesmo com a série de problemas do bebê, um dos cinco filhos de Analía, a mãe continua otimista. "(Luz) Vai continuar se recuperando e logo vamos ver. Ela já passou por umas e outras, já superou (problemas). Muito disso se deve à ajuda das orações", disse Analía. "Está viva e isto é o que importa."

"Prematuro extremo"

Luz Milagros nasceu depois de apenas 26 semanas de gestação, pesando cerca de 750 gramas. Os médicos qualificam bebês assim como "prematuros extremos".

Quando a criança nasceu, os médicos a declararam morta, pois não registraram os sinais vitais da criança. Luz Milagros nasceu em um hospital de Resistência, capital da Província do Chaco.

Os pais receberam a certidão de óbito e foram se despedir da criança no necrotério. No entanto, se assustaram muito quando encontraram a bebê viva e com sinais vitais.

"É normal que exista pouca vitalidade em nascimentos tão prematuros, e é possível que recuperem seus sinais vitais e possam viver", disse à BBC Claudio Solana, chefe do departamento de neonatologia do Hospital Alemão de Buenos Aires.

A saúde de Luz Milagros se complicou pouco depois de ser encontrada com vida no necrotério. A criança apresentou problemas nos sistemas digestivo e cardíaco. Devido a estes problemas, os médicos decidiram transferir Luz para Buenos Aires, onde está constantemente em terapia intensiva.

Quatro meses depois do incidente, os médicos consideraram que a saúde da criança permitia a volta à Província onde a família vive. O peso de Luz Milagros aumentou e ela chegou a pouco mais de dois quilos, mais do que o dobro do que tinha quando nasceu. A bebê apresentou um funcionamento cerebral limitado (cerca de 10%) e ainda precisa de ajuda para se alimentar e respirar.

Casos parecidos

O caso de Luz Milagros pode parecer incrível. No entanto, os especialistas que trabalham na área de neonatologia afirmam que este não é um caso único.

De acordo com médico Claudio Solana, a história de Luz Milagros teve destaque na imprensa pelo fato de a criança ter sido encontrada com vida depois de ter sido declarada morta. "Mas não me surpreendeu o que aconteceu. Na verdade, acontece com certa frequência", afirmou.

O médico afirma que, em casos de bebês prematuros extremos, existem uma série de riscos e características. "A partir de uma idade de gestação, de 23 a 24 semanas, existe a possibilidade de sobreviver, mas (o bebê) pode apresentar sequelas crônicas", disse.

Entre os problemas mais comuns estão os respiratórios, digestivos, de crescimento e neurológicos. E a criança também apresenta um alto risco de cegueira devido a um problema chamado retinopatia.

Os médicos do novo centro de saúde da Província de Chaco vão continuar com a terapia intensiva. Mas o objetivo deles é iniciar uma reabilitação que permita o atendimento de Luz Milagros em casa.

A mãe, Analía Boutet, afirma que Luz desafia as expectativas. "(A bebê) Sempre me respondeu quando falava com ela, movendo o rostinho ou as mãos. Ela reage comigo e é o que importa", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES