Encontro reúne profissionais da Educação Física em Teresina

450 profissionais estiveram no Encontro Internacional em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 450 profissionais e estudantes da Educação Física de vários estados do Brasil estiveram presentes no II Encontro Internacional de Motricidade e Saúde realizado no período de 18 a 20 de outubro em Teresina.

O evento contou contou com a organização do Grupo de Estudos de Desempenho Humano e Avaliação funcional e a realização da Coordenação do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí.

Durante três dias foram realizados cursos com profissionais renomados do Piauí e de outros estados, como Lázaro Pereira Velázquez, Rodrigo Fenner Bertani, Nilson Vieira Pinto, Luiz Carlos Soares Santos, Keyner Luiz, Gerardo Campelo Lima Filho e  Go Tani.

Para Moises Mendes, Coordenador do curso de Educação Física da Uespi e um dos coordenadores do evento, o encontro teve a importância de congregar estudantes e profissionais de educação física, de Teresina, do interior do Piauí e também de outros estados.

“Nesse encontro recebemos profissionais e estudantes de São Luís, Caxias, Fortaleza, Pará, Rio Grande do Norte e até do Amazonas”, declarou Moisés enfatizando que o evento serviu ainda para qualificar e atualizar os profissionais, além de ser um momento de troca de ideias, de informações, um momento de compartilhar, de saber o  que está acontecendo nos outros estados e também em Teresina.

Um dos ministrastes de destaque do curso foi o professor paulista Go Tani que enfatizou “Motricidade relacionada aos esportes” e Gerardo Campelo que trabalhou com o tema “Motricidade na educação física escolar”.

Segundo Gerardo Campelo que ministrou o curso Motricidade Infantil, o encontro permitiu que profissionais de Educação Física, principalmente  professores, que atuam na escola passassem a entender melhor as diversas concepções para o ensino do movimento para crianças.

“É preciso compreender a extrema necessidade de melhoria das habilidades motoras das crianças, principalmente na faixa etária entre 7 e 10 anos de idade. A criança que tem um bom desenvolvimento motor nessa faixa etária poderá no futuro praticar todo e qualquer esporte que quiser, pois estará com as habilidades bem desenvolvidas, essa é a principal conduta que o curso de motricidade escolar trouxe para os professores que participaram do evento”, explicou Gerardo Campelo.

O Evento contou ainda com o Encontro Científico onde os participantes puderam fazer apresentações de pesquisas. Foram apresentados 120 trabalhos de pesquisas nesse momento.

Ivaldo Coelho Carmo, organizador do evento, disse que na primeira parte do encontro de motricidade foram ministrados cursos nas mais diversas áreas da educação física.

“Os cursos abordaram temas que abrangeram desde a área da educação física escolar na parte da motricidade, no esporte até o fitness. E em relação aos trabalhos científicos apresentados tivemos uma até do Acre aqui no evento”,  disse o coordenador do evento.

Ele  ressaltou que o evento teve profissionais que são ícones nacionais como por exemplo o professor Go Tani que desenvolveu um estudo que é a Teoria Desenvolvimentista de análise do movimento.

“O professor Go Tani é um ícone dentro da Educação Física do Brasil que estava presente no encontro onde ministrou curso e participou de uma mesa redonda debatendo sobre temas atuais da educação física”, contou Ivaldo.

Essa é a II  edição do Encontro Internacional de Moticidade e Saúde e a quinta do Encontro Internacional de Pesquisa e Temas Livres em Educação Física.

“Os temas abordados nesses encontros foram solicitações dos profissionais da educação física. As pessoas que vem são aquelas que realmente tem interesse nas áreas que estão sendo discutidas”, concluiu Ivaldo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES