Endometriose pode estar relacionada com problemas do intestino

Estima-se que 7 milhões de mulheres tem endometriose no Brasil

Adotar uma alimentação saudável e equilibrada ajuda | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estima-se que 7 milhões de mulheres tem endometriose no Brasil. Entre os sintomas desta doença estão: fortes cólicas menstruais, candidíase de repetição, sintomas gastrointestinais (principalmente dor ao evacuar), dor nas relações sexuais e dificuldade para engravidar.

De acordo com a  Dra. Luanna Caramalac, adotar uma alimentação saudável e equilibrada ajuda a combater a inflamação no organismo, processo diretamente ligado ao agravamento da endometriose.

“Por isso o tratamento da endometriose se beneficia de cuidados na mucosa intestinal: uma vez que essa encontra-se saudável e impermeável, diminui a passagem de substâncias mal digeridas e de toxinas à corrente sanguínea, contribuindo para diminuir a inflamação crônica,” informa a nutricionista com foco em prevenção e tratamentos de doenças crônicas degenerativas e emagrecimento saudável.

Reprodução internet

Além disso, estudos mais recentes apontam que alterações na microbiota da vagina ou do intestino está associada a estágios mais avançados de endometriose. E como a microbiota intestinal impacta na microbiota vaginal é imprescindível cuidar desse intestino.

Sendo assim, nutricionistas e ginecologistas devem estar alinhados para garantir um tratamento adequado e eficiente às pacientes. “Recomenda-se apostar em alimentos com propriedades anti-inflamatórias e evitar ou reduzir a ingestão de carne vermelha, leite e derivados, embutidos, frituras, açúcares e doces em geral, farinha refinada, refrigerantes e outras bebidas gaseificadas de forma artificial, finaliza Dra. Luanna Caramalac.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES