Enel Ceará retoma taxa por postes e conta de internet pode crescer 70%

Associações preveem acionar a Justiça para impedir a cobrança. Valor pode gerar falência das empresas e demissões.

Enel Ceará retoma taxa por postes e conta de internet pode crescer 70% | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Enel Ceará retomou a cobrança de até R$ 78 por uso dos postes pelos provedores de internet. A empresa deu até o fim de novembro para que as novas condições sejam aceitas. O impacto estimado pelos provedores é de uma conta de internet 70% mais cara para os usuários e também de falência no setor.

“As empresas vão fechar, 100 mil pessoas vão ficar desempregadas e 5 milhões e 600 mil pessoas vão ficar sem Internet, e o restante da população vai pagar 6 vezes a mais do que o que pagam hoje. Além de energia cara e ruim, teremos Internet cara e ruim, ou ficaremos sem Internet”, afirma Davi Leite, presidente da União dos Provedores do Ceará (Uniproce).

Enel Ceará retoma taxa por postes e conta de internet pode crescer 70%

Ele ressalta que 70% das conexões de internet feitas no Estado são viabilizadas a partir dos pequenos provedores. Entrar na Justiça para equacionar os interesses já é considerado pela Uniproce e pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) também.

O debate sobre um novo valor para o uso dos postes para a instalação de fibra óptica era conduzido desde fevereiro em um grupo técnico formado por associações, provedores, Enel e também a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No entanto, o entendimento entre eles não aconteceu. O POVO apurou que a Enel Ceará encerrou o debate unilateralmente e enviou um informe às empresas de telecomunicações sobre novos valores para o compartilhamento de infraestrutura, retomando os valores estabelecidos antes da discussão, na noite de quinta-feira, 19.

A cobrança foi alvo de protesto pelos provedores no Ceará e gerou ainda promessas de mediação na Assembleia Legislativa do Estado, o que não aconteceu a contento das partes.

Pressão no Ceará

“O Ceará é referência em qualidade de internet e um movimento desse da Enel encarece o valor para os usuários. Pelos cálculos, o valor da conta mensal pode aumentar em 70% no Estado”, afirma Mauricélio Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).

A pressão exercida pela Enel para a cobrança acima da média nacional, de acordo com ele, existe apenas no Ceará. A empresa detém, no entanto, a concessão da distribuição de energia no Rio de Janeiro e São Paulo também.

Valores médios de referência até chegaram a ser estabelecidos por Anatel e Aneel, de R$ 3,19 por poste, de acordo com ele, mas apenas o Paraná adotou a tabela. Com os novos preços, a Enel aumenta em seis vezes o valor cobrado atualmente.

A Abrint deve ter o debate sobre a taxa no Abrint Nordeste 2022, que acontece entre os dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. Para levar o debate à população, o ingresso será apenas um quilo de alimento.

Falência

Já a Uniproce estima uma falência dos pequenos provedores do Estado em um prazo máximo de dois meses a partir da imposição da cobrança.

“O posicionamento da Uniproce é no sentido de rechaçar qualquer nova cobrança imposta pela Enel, vez que inviabilizará as operações de empresas provedoras de Internet, causando o retrocesso no acesso ao mundo digital pelo Cerá (que é hub de conectividade), considerando que 70% do acesso à Internet do Estado é provido por pequenas empresas de Internet”, afirmou Ana Aguiar, diretora jurídica da associação.

Ela contou que a Uniproce entrou em contato com o conselheiro Vicente Aquino, da Anatel, que prometeu levar o assunto à sede da Agência, em Brasília.

Carretadas e protestos

“Nós estamos atacando em todas as frentes”, disse a diretora, afirmando que contatos e reuniões estão sendo feitas com Anatel, Aneel, Ministério Público e também uma ação coletiva será movida pela Uniproce para barrar o aumento.

Aguiar afirmou ainda que uma agenda de carretadas e protestos está sendo montada pelos pequenos provedores. O objetivo é ter o apoio da população e de políticos para tentar frear a medida da Enel.

O que a Enel diz

Ao O POVO, a Enel destacou que “as negociações dentro do grupo de trabalho não prosperaram e a Enel mantém sua última proposta para os provedores que tiverem interesse, com redução de até 80% do previsto no contrato.”

“A companhia esclarece que não está realizando qualquer cobrança indevida ou nova taxa. A cobrança pela instalação de cabos e equipamentos já está definida nos contratos de Compartilhamento de Infraestrutura previamente assinados pelas empresas de telecomunicação do Ceará com a distribuidora e está nos termos da Resolução Conjunta Aneel/Anatel nº 4/2014 e também a Resolução Normativa 797/2017”, concluiu.

OAB

A Ordem dos Advogados do Ceará, através de comissão temporária, disse acompanhar o caso desde fevereiro e está analisando medidas que poderão ser adotadas sobre o tema ao longo dos próximos dias



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES