Enem 2019 terá mais de 600 policiais federais atuando na segurança

Alexandre Lopes alertou que, a partir deste ano, o candidato será eliminado caso seu celular emita qualquer som.

| Reila Maria
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 600 agentes e delegados da Polícia Federal atuarão neste domingo (3) em uma força-tarefa de combate a tentativas de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o efetivo policial ainda vai contar com as polícias militares e bombeiros em todos os estados, que garantem tanto a escolta dos malotes de provas quanto a segurança nos locais de aplicação.

Em entrevista ao G1, Lopes fez um alerta a todos os candidatos: a partir de 2019, e por recomendação da própria Polícia Federal, os estudantes correm o risco de serem eliminados caso o telefone celular lacrado na sacola emita qualquer tipo de som.

"Eu sempre repito isso em todas as entrevistas porque realmente é uma novidade. É uma pena para o aluno. É a oportunidade do ano para ele conseguir acesso às universidades, a um curso superior. Ser eliminado porque tocou o despertador é cruel", afirmou o presidente do Inep. "Isso foi uma sugestão da Polícia Federal. Ela faz essa análise de segurança durante todo o processo de elaboração da prova e também no dia da aplicação."

Uma dica dada por ele é que os candidatos se certifiquem de que, além de o celular estar desligado, não exista qualquer despertador pré-programado para tocar sozinho, o que pode acionar alguns modelos de telefone.

Crédito: Reila Maria

Além da regra do celular, outra novidade é que as embalagens com alimentos passarão por revista de segurança. "Ele vai ser revistado para evitar que tenha cola dentro", resumiu Lopes. Por isso, os candidatos não precisam se preocupar em portar alimentos em poder transparentes, já que eles poderão ser abertos pelos fiscais.

Onde ficam guardadas as provas do Enem?

Segundo o presidente do Inep, os cadernos de provas, depois de viajarem até os 1.727 municípios onde haverá aplicação do Enem, ficam sob a custódia dos Correios. Só na manhã deste domingo (3) é que os malotes serão entregues ao coordenador de cada um dos locais de prova pelo país.

"É um trabalho muito bem feito pelos Correios, imagina entregar essas provas em mais de dez mil locais", ressaltou ele.

"Nós e o ministro, a gente já vinha falando há muito tempo que as pessoas não precisavam se preocupar com relação ao Enem, que estava tudo ocorrendo dentro do esperado. E foi o que aconteceu, agora a gente está com muita tranquilidade na aplicação", continuou.

Por isso, a recomendação dele é que os candidatos, nesse domingo, se preocupam consigo mesmos. "O aluno tem que relaxar, ele tem que focar na prova, no seu equilíbrio emocional, e ficar tranquilo. Com relação à prova, a gente preparou um bom exame pra ele fazer nos próprios domingos."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES