Enem digital 2020: candidatos são dispensados após 'erro no sistema'

O sistema que deveria gerar um código para cada candidato iniciar a avaliação não funcionou.

Enem digital 2020: candidatos são dispensados após 'erro no sistema' | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não conseguiram fazer a prova digital neste domingo (31), em Taguatinga, no Distrito Federal. No local de aplicação, uma faculdade particular, o sistema da avaliação teria apresentado um erro, impedindo que os estudantes respondessem o questionário. Informações do G1.

Os portões fecharam às 13h, e a prova estava marcada para às 13h30. Entretanto, os inscritos tiveram que aguardar até por volta das 15h, momento em que começaram a ser dispensados.

Segundo relatos dos estudantes, o sistema que deveria gerar um código para cada candidato iniciar a avaliação não funcionou.

Candidatos são dispensados do Enem digital após erro no sistema em Taguatinga, no DF — Foto: Walder Galvão/G1 

O G1 entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e questionou se o "erro no sistema" foi apenas em Taguatinga ou se ocorreu em outras unidades de ensino na capital, mas aguardava retorno até a última atualização desta reportagem.

No DF, 3.764 estudantes se inscreveram para realizar a avaliação no formato digital. O segundo dia de provas está marcado para 7 de fevereiro.

Espera

O estudante Hian Lucas Mesquita Dourado, de 18 anos, reclamou da falta de informação. "Basicamente, chegamos lá e esperamos a prova ser liberada. Depois de duas horas, informaram que não conseguiríamos fazer a avaliação e nos passaram um número de telefone para tentar reagendar o exame." 

O jovem, que mora em Ceilândia, falou ainda sobre o tempo que precisou ficar aguardando para ser liberado. "Ficamos na torcida, esperando acontecer algo e, quando houve, mandaram a gente embora", lamentou.

A correspondente bancária Elaine Marques, de 28 anos, passou pela mesma situação. Ela contou ao G1 que os candidatos precisavam de um código para liberar a prova, e o sistema dos aplicadores não funcionou.

"Perdi meu domingo, poderia ter ficado em casa. Esperamos esse tempo todo para nada." 

A mulher também recebeu orientação para procurar a central de atendimento por telefone e tentar o reagendamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES