Enem Digital: mais de 1300 candidatos do Piauí fazem provas hoje (31)

Os portões abrem ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h, com início dos testes às 13h30 e término do tempo às 19h.

fdg | sdg
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A  primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em formato digital acontece neste domingo (31), em todo o Brasil. Com aplicação nas cidades de Teresina e Parnaíba, cerca de 1.600 participantes irão realizar a prova no Piauí, sendo previsto que 1.392 candidatos da capital irão participar da primeira etapa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Em relação aos horários do Enem digital, eles serão os mesmos do formato impresso. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h.  No domingo seguinte, 7 de fevereiro, os candidatos têm até às 18h30 para resolver questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Neste primeiro dia de Enem Digital, ocorrem as provas linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.  

Foto - Divulgação

As provas serão feitas em aparelhos sem acesso à internet ou ferramentas como calculadoras e editor de texto. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), um dos pontos da aplicação do exame, 300 computadores em 17 salas estão disponíveis e em perfeito funcionamento para aplicação das provas aos 144 candidatos que farão o Enem Digital em laboratórios de informática do Campus Senador Petrônio Portella, em Teresina. Para manter os protocolos de segurança da Pandemia, os candidatos irão ocupar computadores distanciados uns dos outros. Em média, cada sala vai receber até 15 candidatos, o que corresponde ao uso de menos de 50% da capacidade de máquinas disponíveis nos laboratórios habilitados. 

Segundo a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação, Viviane Carvalhedo, os participantes devem estar atentos aos horários e materiais necessários para a realização do exame. Assim como no Enem impresso, os participantes terão que ir até o local de prova e, embora o exame seja feito pelo computador, os candidatos deverão levar caneta esferográfica da cor preta, pois a redação será feita no papel.

"É importante que o estudante continue levando todos os itens necessários para que ele possa fazer a prova, como o documento de identificação com foto, máscara de uso obrigatório, álcool em gel e, principalmente, a caneta de corpo transparente escrita preta. Item importante para fazerem a redação e preencherem todos os instrumentos necessários na hora da aplicação", disse a diretora.

Dicas UFPI para os candidatos do Enem Digital

- Visite o local de prova no dia anterior;

- Se possível não leve o celular, lembre que se o aparelho emitir qualquer sinal sonoro, você pode ser desclassificado do Enem Digital.

- Esteja no seu local de prova na UFPI pelo menos com 1h de antecedêndia, ou seja, meio-dia. O Campus da UFPI é extenso e alguns locais de prova são muito distantes especialmente para quem estiver sem transporte;

- Não esqueça de levar o cartão de inscrição impresso, documento com foto válido, além de caneta esferográfica preta de material transparente para a prova de redação;  

- O uso de mascara de proteção facial é obrigatório, tendo o candidato, ao longo de toda a prova, a obrigação de manter o acessório cobrindo nariz e boca;

- Boa sorte. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES