Enem: estudantes abraçam Corujão da Vitória e viram a noite em revisão

No Piauí, mais de 83 mil estudantes devem fazer as provas do Enem no próximo domingo (13)

Enem: estudantes abraçam Corujão da Vitória e viram a noite em revisão | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As revisões são bastante importante para gente, com elas conseguimos captar muita coisa e assim temos a oportunidade de conseguir uma boa pontuação na prova”, conta a aluna do CEEP Benedito Portela Leal de Elesbão Veloso, Stefane Aparecida, de 16 anos. “Eu acordo de manhã cedinho, faço minhas tarefas e às 12h30 sigo pra escola, e de 13h às 18h20 fico estudando a tarde toda. Sempre que posso acompanho as revisões presenciais e pretendo cursar direito”. A estudante disse ainda que assiste aos vídeos e tutoriais no youtube do Canal Educação e as aulas Ao Vivo. “Nada me impede de estudar, já participei também de grupos do WhatsApp com tira-dúvidas e questões. Minha rotina é boa, mas bastante puxada, quase não tenho tempo de ficar com minha família, mas tudo isso vale a pena para poder ter um futuro melhor e aqui eu posso ter essa oportunidade”, conta a estudante. 

Já a estudante Caroline Gavinho, do CEEPRU Professora Maria de Jesus Carvalho, de Barras, afirma que tem uma rotina diária de estudos. “Eu tenho uma caderneta e defino os dias para cada disciplina. Acordo 7h, faço o dever de casa, a tarde vou para escola e à noite ainda dou aula de reforço”. Caroline conta que já participou de algumas revisões presencias e também as do Canal Educação que complementam o que estuda na sala de aula. 

Assim como Stefane e Carol, outras centenas de estudantes lotaram o Teresina Hall, nessa quinta-feira (10), até o amanhecer do dia, com as tradicionais aulas e ainda com atrações artísticas como o cantor Teófilo; o destaque piauiense do Tic Toc, Mário MC; e ainda o cantor David Torquet. Vale lembrar que, além da revisão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mantém ativa toda a sua plataforma de preparação para o exame. 

Enem: estudantes abraçam Corujão da Vitória e viram a noite em revisão - Foto: Ascom

Iniciando a noite, os presentes conferiram a apresentação do grupo folclórico piauiense, seguido das boas-vindas do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera. “Desejo que todos tenham bons resultados nas provas. Aqui estamos encerrando mais uma etapa. Foi um ano de muita preparação com o Pré-Enem Seduc, com toda a equipe, estrutura e o time que fizeram toda a diferença em toda a plataforma, intensificando e mobilizando os estudantes de todo o Estado. Agora é esperarmos o grande dia e colhermos os resultados”, ressaltou o secretário.

Logo após, os estudantes puderam conferir aulas das disciplinas: língua portuguesa, educação física, artes, literatura, geografia, história, biologia, física, química, matemática e redação.

Participando pela primeira vez da revisão presencial, Raquel Medeiros, acompanhada do seu filho Paul Daiano, conta que também acompanha as revisões on-line do Canal Educação. “Para mim, é uma grande oportunidade, pois não estou estudando em nenhuma escola e aproveito para poder aprender e tirar dúvidas com as aulas que acontecem durante todo o ano por meio da mediação tecnológica no youtube”, conta ela que pretende cursar educação física. 

Enem: estudantes abraçam Corujão da Vitória e viram a noite em revisão - Foto: Ascom

Já o seu filho Paul, aluno da Unidade Escolar Joel Ribeiro, afirma que as revisões valeram muito para o seu aprendizado. “Elas facilitam o meu aprendizado e me dão oportunidade para poder fazer um curso melhor”. O jovem disse que tem interesse em fazer medicina.

Para o professor Paulo Henrique, de Biologia, esse momento é a culminância de um trabalho que foi feito ao longo do ano. “Esse trabalho tem dois objetivos: relaxar o pessoal, pois a prova já é no domingo e há uma tensão natural, desse momento aqui se desfaz essa tensão com atividades culturais e atividades de relaxamento, e ao mesmo tempo, os professores mais experientes passam as últimas dicas, que serão preciosas para a aprovação dessa meninada no domingo”, afirma o professor.

Enem: estudantes abraçam Corujão da Vitória e viram a noite em revisão - Foto: Ascom

De acordo com a diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, as escolas da rede estadual, junto com o time Pré-Enem Seduc, não param na execução de ações que olham para a preparação e mobilização dos estudantes que farão as provas do Enem.

“Toda essa mobilização também se dá por meio das ferramentas digitais. Teremos muita mobilização apoiando todo o trabalho que as escolas já realizam com intensificação de simulados, nas salas de aula on-line. Estamos ainda trabalhando intensamente com a preparação das redações e os podcasts da equipe multiprofissional, com as nossas psicólogas, agregando ainda valor na frente de preparação do ponto de vista emocional, além de orientações nutricionais e físicas para os estudantes que vão fazer o Enem”, finaliza.

Dia “E”

Para realizar o momento de acolhida e garantir uma injeção de ânimo aos alunos da rede pública de ensino, a Seduc realizará o “Dia E”. A ação faz parte do programa Pré-Enem Seduc visando a motivação dos alunos que participarão das provas do Enem 2022.

Enem: estudantes abraçam Corujão da Vitória e viram a noite em revisão - Foto: Ascom

A Seduc organizará postos de acolhimento nos locais de aplicação da prova em Teresina e no interior, com o intuito de garantir suporte aos estudantes da rede pública de educação. Durante os dois domingos de realização do exame, nos dias 13 e 20, as equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs) estarão nos postos realizando a entrega de garrafas de água mineral, informativos, doces, além da motivação final antes da prova.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES