ENEM: O que esperar das provas de matemática e ciências da natureza?

Neste domingo (28) acontecerá a segunda etapa do exame. Fique atento as estratégias e informações sobre as provas

Dicas para as provas do segundo dia de enem 2021 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último domingo (21), cerca de 2,3 milhões de estudantes compareceram a locais de prova em todo o país para realizar a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que consistiu na disponibilização de 45 questões de Linguagens, 45 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e redação. A partir das 13h (horário de Brasília) de 28 de novembro, os candidatos retornam para a segunda etapa da prova para responder a 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, encerrando mais um ciclo anual de entrada no meio acadêmico.

Neste domingo (28) as provas de matemática e ciências da natureza serão aplicadas (Foto: Divulgação)Pensando em ajudar os candidatos a se prepararem para a prova, selecionamos alguns tópicos do que esperar no segundo dia de exame, separados por categorias principais, dicas de professores e maiores recorrências temáticas entre 2009 e 2020, segundo o SAS Plataforma de Educação. Confira!

Matemática

Na área de Matemática, questões de geometria foram as que mais apareceram, seguidas por escalas, razão, proporção e aritmética. Além de serem ilustradas por gráficos e tabelas, essas perguntas devem vir com referências a sistemas de numeração, potenciação, radiciação e estatística, exigindo organização, leitura atenta e bastante observação de todos os dados passados.

Prova de matemática (Foto: Divulgação)"Fique atento a gráficos, tabelas e infográficos: perceba as grandezas envolvidas nos eixos, veja as informações representadas graficamente e faça uma análise, pois isso ajuda consideravelmente", ressaltou Altair Portes de Almeida, professor de Matemática do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante. "Utilize o raciocínio lógico e até mesmo seja bastante intuitivo para tentar realizar as resoluções da prova de Matemática do Enem 2021 mais rapidamente. Não perca muito tempo nas questões; elimine algumas alternativas erradas de imediato".

Biologia

O mesmo estudo revelou que a prova de Biologia conta com grandes incidências de questões sobre humanidade e ambiente, citologia, histologia e fisiologia, baseando-se em textos sobre experimentos, resultados de pesquisas e imagens de recortes para que os conceitos biológicos sejam interpretados e guiem os candidatos a compreender as devidas aplicações na área em questão.

Prova de biologia (Foto: Divulgação)"A leitura atenciosa das imagens e dos textos do enunciado é fundamental para que o candidato tenha um bom desempenho no exame", disse a professora Aline Marcelino, da Oficina do Estudante, que reforça a importância de estudar ciclos biogeoquímicos e questões técnicas da matéria, além de focar viroses e bacterioses devido ao contexto de pandemia.

Química

Já a prova de Química surge com o maior equilíbrio de conteúdos. Entre 2009 e 2020, questões sobre físico-química (reações químicas), química geral, química orgânica e meio ambiente ocorreram em projeções muito similares, sendo mais comum o aparecimento de textos sobre separação de misturas e a cobrança de conhecimentos mais básicos, referentes ao aprendizado do 1º ano do Ensino Médio.

Prova de química (Foto: Divulgação)“Na prova do Enem, não é só saber o conteúdo. As informações que vêm na questão são utilizadas. Você não responde de maneira independente do texto, tem que aliar o que você já traz de conteúdo às informações que são apresentadas no texto”, explicou o professor Philippe Spitaleri, do Anglo Vestibulares, que reforça a importância de saber compreender as questões com fatos cotidianos e atuais.

Física

O SAS também informou que as provas de Física contaram com mais de 50% das questões sobre mecânica (cinemática e análise de transformações de energia), eletricidade e energia. Ondulatória e termologia apareceram em menor escala, seguindo as tendências de contextualizar por meio de textos, gráficos, tabelas e equações, a fim de cobrar fórmulas de movimento uniforme (MU) e  movimento uniformemente variado (MUV), como velocidade escalar média e potência média em situações que possam ser palpáveis e refletidas pelos candidatos.

Prova de física (Foto: Divulgação)"Para fazer uma boa prova de Física do Enem, o candidato deve ler com cautela os enunciados, anotando todos os dados, com os respectivos símbolos e unidades, com a finalidade de auxiliar na escolha de uma possível fórmula que ajude a solucionar o problema", esclareceu o professor Anderson Bigon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES