Energia elétrica fortalece economia de Bom Jesus

Município fortemente ligado à cultura recebeu ampliação da oferta de energia elétrica beneficiando produtores rurais

Antônio diz que Equatorial ampliou suporte energético da região | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há 630 km de Teresina, Bom Jesus, ao Sul do Piauí, é uma cidade de 25 mil habitantes. Por lá existe a primeira orquestra de rabecas do Brasil. No município, o potencial artístico da juventude é grande. Gabriela Rodrigues, por exemplo, é rabequeira com orgulho. “É uma arte que eu gosto muito. Já toco há quatro anos. Para Bom Jesus, já é uma cultura tradicional muito apreciada”, revela.

O Festival de Rabecas acontece todos os anos, e a Escola de Teatro dá oportunidade para muitos jovens da região. “Estamos trabalhando há seis anos. Quando não tínhamos espaço, já nos conectávamos com esses jovens para mostrar a arte e a cultura”, revela Francisco Rodrigues, coreógrafo.

Ampliação na oferta de energia em Bom Jesus (Foto: Divulgação)

Fabrina Fonseca é uma das alunas e aprova o serviço. “O teatro foi muito importante para a minha vida. Sei de muita gente que também se transformou. O teatro não é só hobby. Cheguei aqui muito tímida, então até para apresentar trabalho na escola ficou melhor”, explica.

A religiosidade da população também é marca registrada de Bom Jesus, que tem como padroeira Nossa Senhora das Mercês. Marcos Antônio, bispo, conta que os festejos são tradicionais. “Isso não perdeu o brilho com a pandemia. Temos manifestações de solidariedade e pessoas participando através da internet”, aponta.

Já no segmento do turismo, os Cânions do Viana são um paraíso imagético na região. E isso transforma a vida das pessoas. Ilene Alves, guia turística, estava desempregada antes do “hype” do local. “Eu sou filha da região, conheço bem, pois sou nascida e criada. Trabalho com meus irmãos, a gente recebe o pessoal em casa, onde oferecemos almoço e café. Está sendo muito bom”, testemunha.

Na economia, Bom Jesus lidera uma das principais exportações do Piauí, com a produção de grãos. Mas no início era difícil, em uma região onde não tinha energia. “Antes era muito difícil. Mas depois que ligaram a luz, nossa vida mudou para muito melhor. Começamos muito pequenininhos. Nós trazíamos tudo da cidade”, revela a produtora Lurdes Fabri.

É impossível ignorar a força do agronegócio do local. Existe uma subestação para atender apenas os produtores de grãos e gado na produção de riquezas. “Fizemos uma ampliação das subestações para atender o Cerrado, uma região que cresce muito. Estamos trazendo progresso e um suporte energético maior. Também temos uma subestação na zona urbana, ampliando o ponto de suprimento”, explica Antonio Noberto, serviços técnicos da Equatorial.

Sama Costa, representante da Equatorial, explica que os munícipes podem procurar diversos serviços, como a tarifa social e a segunda via das contas. “Temos atendimento presencial em Bom Jesus, além de todos os canais de comunicação”, acrescenta.

O município que já é rico pelo solo fértil e águas subterrâneas agora pode crescer ainda mais com energia de qualidade ao alcance de todos. É desenvolvimento social e econômico que caminham juntos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES