Energias Renováveis: uma cadeia que ganha força no Ceará

De acordo com a Junta Comercial, existem atualmente 46.265 empresas ativas nesse setor

A estimativa é de implantar o complexo eólico até o ano de 2023 | Carlos Gibaja - Foto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sol e vento o Ceará tem de sobra. São quase 600 quilômetros de litoral, ventos regulares, além de, praticamente, todo o território cearense contar com clima quente e firme. Embora esses fatores não sejam nenhuma novidade, é importante destacar como o mercado vem enxergando esse potencial e investindo cada vez mais no Ceará, fortalecendo a cadeia de energias renováveis no estado.

Segundo dados da Junta Comercial do Ceará (Jucec), atualmente, existem 46.265 empresas ativas nesse segmento. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cadeia de energia gera 22.081 empregos diretos no Ceará, sem contar com os trabalhos e serviços indiretos movimentados pelo segmento.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, destaca que o Ceará não produzia energia renovável há cerca de 25 anos. O estado foi o pioneiro no Brasil e hoje caminha para ser um grande exportador de energia limpa e sustentável. “Somos autosuficientes e em dois anos nós praticamente dobramos o nosso potencial”, revela.

Carlos Gibaja - Foto

Atualmente, o potencial de geração de energia eólica no território cearense é de 211 GW, sendo 94 GW onshore (em terra) e 117 GW offshore (no mar). Já o potencial de geração de energia solar no Ceará é de 643 GW. “O Ceará está se mostrando um local seguro para se investir e o empresário começa a perceber isso. As provas são os recentes anúncios feitos por empresas que estão se instalando no Ceará”, conclui o secretário.

Anúncios recentes

Em janeiro de 2021, a Lightsource BP anunciou detalhes do início da implantação de dois parques fotovoltaicos, em Milagres e em Icó, no interior do Ceará. O investimento de R$ 1,4 bilhão vai produzir quase 500 MW de energia solar. Os projetos, na fase das obras, vão gerar cerca de 1.400 empregos diretos.

Em setembro de 2020, o Governo do Ceará assinou um memorando com empresa chinesa Mingyang Smart Energy, formalizando a intenção de que seja instalada no estado um complexo eólico offshore, sistema que aproveita a força do vento que sopra em alto-mar. O empreendimento da multinacional chinesa deverá gerar aproximadamente 2 mil empregos durante a fase inicial e a estimativa é de implantar o complexo eólico até o ano de 2023.

Ascom Sedet - Texto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES