Enfermeiros representam mais de 50% da força de trabalho na saúde

No Dia do Enfermeiro, categoria chama atenção para salários dignos e jornada de trabalho regulamentada.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representando mais de 50% da força de trabalho em saúde, os profissionais de Enfermagem têm papel fundamental na assistência à saúde, na segurança do paciente e na oferta de cuidado integral e humanizado. Nesta terça-feira, 12 de maio, Dia do Enfermeiro, a data reforça a importância da categoria, além de melhores condições de trabalho com dignidade e reconhecimento.  

2020 foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o ano da Enfermagem. E é exatamente neste ano que a categoria enfrenta um dos maiores desafios: a luta contra a Covid-19. Muitos destes profissionais estão na linha de frente no combate ao coronavírus, em contato 24 horas com casos suspeitos e confirmados.

No Piauí, são quase 30 mil profissionais de Enfermagem, a maioria mulheres (88%), como a enfermeira obstétrica, Bruna Sepúlvedra. Ela trabalha na Sala de Parto da Maternidade Dona Evangelina Rosa, é professora em uma faculdade particular e ainda é proprietária de uma empresa que presta assistência direta a partos e nascimentos.

Divulgação

"Sempre quis ser enfermeira. Nunca duvidei do que eu queria ser. A minha primeira especialização foi em Unidade de Terapia Intensiva. Cheguei a coordenar UTIs. Mas após participar do meu primeiro parto, em uma cidade no interior, surgiu o interesse e a oportunidade de participar de uma especialização na UFPI sobre Enfermagem Obstétrica", explica.

Para Bruna, neste período de pandemia, o mais difícil é a falta do toque, do abraço, do contato próximo com o paciente. "Mas, nós sabemos que isso se faz necessário. Ao invés disso, podemos investir no olhar, no sorriso, nas expressões de calma. O grande desafio é realmente passar o máximo de segurança possível para as gestantes, que são grupo de risco, e precisam passar por um isolamento mais rígido. Trabalhar esses medos que vem surgindo em relação à pandemia, em relação ao futuro e como a criança vai nascer", afirma a enfermeira, que adotou em sua clínica a teleconsulta.

Já o enfermeiro intensivista Rogério Cunha, que está atuando no combate à Covid-19, vê a Enfermagem como uma missão. Supervisor em um hospital da rede privada, o profissional destaca que um dos principais desafios é manter o equilíbrio emocional.

"Está sendo um desafio. Procuro sempre me manter atualizado, de modo que a minha assistência seja de qualidade. Entender que estamos diante de um cenário diferente dos anteriores e que a cada instante o conhecimento é renovado a respeito desta pandemia. Além do mais, a questão psicológica tem sido um desafio, para tanto procuro manter a serenidade emocional em meio a este cenário, tendo em vista que o meu comportamento reflete diretamente na minha equipe", declara o enfermeiro que atua há 10 anos.

Semana da Enfermagem

Na Semana da Enfermagem deste ano, que inicia nesta terça-feira (12) e segue até o dia 20 de maio, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) chamam a atenção sobre a importância de reconhecer o trabalho dos profissionais de Enfermagem com salários dignos e jornada de trabalho regulamentada.

De acordo com a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, este ano não há muito o que comemorar. "Estamos na linha de frente, enfrentando uma pandemia, um inimigo invisível, muitas vezes sem ter condições de trabalho. Durante as fiscalizações que realizamos nas instituições de saúde, observamos a falta e a racionalização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o que coloca em risco a vida dos profissionais de Enfermagem", alerta.

Divulgação

Sem a regulamentação do piso salarial e da carga-horária, muitos profissionais de Enfermagem precisam trabalhar em dois ou três locais para sustentar com dignidade sua família. "Em alguns municípios do Piauí, como Miguel Alves, Luís Correia e São Gonçalo do Gurgueia, conseguimos junto às prefeituras a aprovação da carga horária de 30 horas semanais aos profissionais. Mas, precisamos avançar ainda mais, para que todos tenham a garantia de cumprimento desta carga horária e piso salarial digno. A Enfermagem é sim essencial para a assistência à saúde no Piauí e em todo o Brasil", finaliza a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES