Engenharia de pontes brasileiras fazem parte dos atrativos turísticos

Travessias impressionam visitantes com construções e vistas proporcionadas pelas paisagens dos centros urbanos brasileiros

Ponte Forte Redinha em Natal no Rio Grande do Norte. | Vlademir Alexandre/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil é mestre em criar grandes obras e apresentar uma variedade de construções. Assim são as pontes, que inicialmente foram construídas para auxiliar na rota dos viajantes e cidadãos das cidades, mas, para além disso, ultrapassam as barreiras de conexões e se transformam em um atrativo turístico, diversificando a paisagem, a engenharia e proporcionando uma vista linda das cidades brasileiras.

Ponte Redinha, em Natal, no Rio Grande do Norte (Vlademir Alexandre/MTur)

Com um visual diferente, a Ponte Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo (SP), é uma das mais belas do país. A ponte é a única do mundo que é literalmente cortada por duas pistas e ligada por somente um mastro, conhecida com um dos cartões postais da cidade. Ao anoitecer a estrutura se destaca através do contorno das veigas, refletindo cores vivas e vibrantes que emocionam quem passa pelo atrativo turístico.

Chegando na região Sul do país, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), foi inaugurada em 1926 e tombada em 1992 como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico de Florianópolis. A estrutura de aço contempla parte do mar de Floripa e é um ponto de referência para uma bela vista panorâmica do centro da cidade.

Atravessando a Baía de Guanabara, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, está a Ponte Presidente Costa e Silva, a maior estrutura de concreto protendido do Hemisfério Sul, que fica localizada no estado do Rio de Janeiro. Com 72 metros de altura, a estrutura está entre as sete maiores do mundo, de acordo com a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha do Brasil, e é uma gigante também para a atração de turistas e fomento na economia. 

Sendo a segunda maior ponte urbana do país e a maior do Nordeste, localizada no estado de Sergipe, a Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros – também conhecida como Ponte Construtor João Alves - é muito visitada pelos amantes da fotografia, pois proporciona uma vista impressionante e um ótimo fundo de tela para os turistas. Uma característica única dessa ponte são seus cabos que correm diretamente da torre para o convés, com uma série de linhas paralelas.

Não poderíamos deixar de fora a capital do país, caracterizada pelos belos monumentos e sendo um deles a ponte Juscelino Kubistchek (Ponte JK), que funciona como ligação entre as cidades e contempla uma linda vista do Lago Paranoá. A ponte tem uma travessia total de 1200 metros, altura máxima de 62 metros e é formada por três aros assimétricos e quatro estruturas de base submersas, sendo criado como uma imagem que remete a uma pedra quicando em um lago.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES