Engenheiro agrônomo de Pio IX lançará livro “Territorialidade Poética”

A obra apresenta poesias em diversos estilos e a literatura de cordel que retrata as manifestações culturais do sertão piauiense, as relações humanas e temas socioambientais.

livro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O  engenheiro agrônomo Paulo Gustavo de Alencar vai lançar, no dia 28 de dezembro, o livro "Territorialidade Poética". A obra apresenta poesias em diversos estilos e a literatura de cordel que retrata as manifestações culturais do sertão piauiense, as relações humanas e temas socioambientais.

A cerimônia de lançamento vai acontecer na praça José Antão de Alencar, no município de Pio IX. O exemplar que expressa a saudade, acolhimento, paisagens do Piauí conta com apresentação do professor Edwar Castelo Branco. Ao meionorte.com, o escritor Paulo Gustavo explica de onde partiu toda a sua inspiração.

Engenheiro agrônomo lança  livro com poesias e cordéis (Foto: arquivo pessoal)

"Ele [o livro] trata um pouco da questão da pessoa do sertão que vai morar em uma cidade maior, é sobre o sentimento de ser do sertão e continuar apegado a ele. Eu sou de Pio IX, sudeste do Piauí, e cheguei a Teresina para estudar, mas nunca me desliguei da cultura do povo do semiárido do Nordeste, especificamente da minha região que fica na divisa com o Ceará", disse Alencar.

Escrever é um passatempo, completa Paulo Gustavo ao refletir sobre cada tema nos retratos poéticos. Sentimentos como o amor, registros eternizados na memória e o relato do cotidiano leve e cheio de riquezas culturais caminham por cada página.

Sobre o autor

PG Alencar (Paulo Gustavo de Alencar), é natural de Pio IX, município localizado no semiárido piauiense. Engenheiro agrônomo formado e possui mestrado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Rede entre Universidades Federais do Nordeste, também trabalha no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Foto: reprodução O cordel é o seu principal estilo poético, embora produza em outros estilos abordando temas como a questão agrária e socioambiental, a paisagem e as diversas relações humanas. Seu principal canal de divulgação é o site Recanto das Letras. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES