Enoturismo se destaca como opção alternativa para o Carnaval

Época de colheita da uva vai até março e permite passeios ao ar livre com paisagens exuberantes, além de ótima gastronomia

Regiões vinícolas oferecem passeios imperdíveis para o Carnaval. | Semtur Bento Gonçalves
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Regiões vinícolas oferecem passeios imperdíveis para o Carnaval. Crédito: Semtur Bento Gonçalves

Em decorrência da pandemia, o Carnaval de 2021 será sem foliões, marchinhas e festas, mas isso não impede que os brasileiros aproveitem de maneira segura o período que faz parte da cultura do país. Esse momento de adversidade é, inclusive, um convite a pensar “fora da caixa” e desfrutar de outros destinos e possibilidades que o Brasil oferece (e são muitos!).

No Sul do país, por exemplo, o Carnaval coincide com uma época encantadora e deliciosa. É tempo de Vindima, temporada em que se celebra a colheita da uva e que marca o início da produção de vinhos e espumantes pelas vinícolas. Todos os anos, as comemorações movimentam os estados produtores, que homenageiam as tradições e a cultura trazidas pelos imigrantes italianos. Mas, para garantir a segurança dos visitantes, em 2021 as celebrações acontecem de forma diferente, a partir da necessidade de adoção de medidas de proteção contra a Covid-19.

É o caso da 12ª edição da Vindima do Vale dos Vinhedos, região distante 130 km de Porto Alegre (RS), composta pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Neste ano, não serão realizadas as tradicionais festas e encontros coletivos, mas a região oferece, até março, uma programação montada por cada vinícola individualmente.

Roteiro Caminhos de Pedra é um Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. Crédito: Semtur Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves, os turistas ainda poderão viver a experiência da cultura da colheita e do curioso e milenar processo artesanal de esmagamento do fruto, chamado de “pisa da uva”. Porém, dessa vez, será necessário o prévio agendamento para controle do número de pessoas e o uso de máscara por todos os visitantes. 

Também será possível realizar caminhadas pelos vinhedos, colher a uva direto do parreiral, participar de degustações de vinhos e conhecer a história da bebida e os processos de produção. As opções incluem, ainda, passear de quadriciclo e tuc tuc, assistir a apresentações culturais de corais, jogos italianos e experimentar a gastronomia típica da região - sempre seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pelas vinícolas e pelo governo local.

A poucos quilômetros do centro de Bento Gonçalves, o roteiro Caminhos de Pedra também oferece uma programação diversificada. O caminho, considerado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, estampa na arquitetura dos casarões de pedra a cultura, a história e os costumes dos imigrantes italianos, que criaram raízes e histórias no local no século XIX. (Confira AQUI a programação do Roteiro Caminhos de Pedra)

Para o período de Carnaval, está confirmada a 5ª edição do Carnavale, festival cultural e gastronômico realizado pelo Wine Garden no Vale dos Vinhedos (RS), de 12 a 16 de fevereiro. O local possui o Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo e vai adotar todos os protocolos de segurança sanitária, como controle do número de pessoas, áreas demarcadas no gramado, disponibilização de álcool 70% e exigência do uso de máscara. Serão cinco dias de rock, gastronomia e muito espumante ao ar livre em meio aos parreirais.

VALE DO SÃO FRANCISCO - A Serra Gaúcha é tradicionalmente procurada pelos amantes do vinho, mas a vitivinicultura não é exclusiva da Região Sul. A uva também é produzida no Vale do São Francisco, um destino inusitado, além de maravilhoso, para quem busca enoturismo. A região drenada pelo rio São Francisco e seus afluentes engloba os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, mas é na divisa entre a Bahia e Pernambuco que a fruticultura se destaca.

Mas vinho no Nordeste? Sim! Graças a um sistema inovador de irrigação, é possível transformar a paisagem seca da Caatinga - bioma característico da área - em campos verdes que produzem uvas e outras frutas o ano inteiro. O polo vitivinícola do Vale do São Francisco reúne vinícolas entre os municípios pernambucanos de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista - próximos à Petrolina -, bem como o de Casa Nova, na Bahia. (Por Vanessa Castro/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES