Entenda a importância de uma ETE para a saúde e qualidade de vida

A Águas de Timon intensifica a construção da terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município.

Entenda a importância de uma ETE para a saúde e qualidade de vida | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tratamento do esgoto produzido numa cidade é fundamental para a saúde e qualidade de vida da população, reduzindo de forma significativa as doenças causadas por veiculação hídrica. No Brasil, os dados revelam um cenário que ainda precisa evoluir. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 52,36% da população possui acesso à coleta de esgoto. Isso significa que cerca de 100 milhões de brasileiros não têm acesso a esse serviço básico. Além disso, somente 46% dos esgotos do país que são gerados são tratados.

Em Timon, as perspectivas de evolução tendem ser melhores que a média nacional. A Águas de Timon intensifica a construção da terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. A ETE será responsável pelo recebimento do esgoto coletado a partir das redes de esgoto instaladas e por promover o tratamento adequado, sendo a última e uma das mais importantes do esgotamento sanitário. Uma ETE é fundamental para que os efluentes retornem para a natureza despoluídos, preservando os corpos hídricos.

Entenda a importância de uma ETE para a saúde e qualidade de vida (Foto: Reprodução)

“O processo de tratamento do esgoto é essencial para a melhoria da qualidade de vida e da preservação ambiental. A rede de esgotamento sanitário que estamos implantando junto com a Estação de Tratamento de Esgoto busca essencialmente manter o desenvolvimento sustentável do ciclo da água, no qual o esgoto tem suas cargas poluentes removidas e é devolvido ao rio em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental, garantindo saneamento de qualidade para todos’’, destaca o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

Leia Mais

A nova ETE contará na sua estrutura com processo de tratamento preliminar completo, além de processo secundário biológico misto, os quais, em conjunto, alcançam uma eficiência até 95% no tratamento.

De forma integrada, contará também com as as etapas de gradeamento, filtração, decantação, desaneração, desinfecção, que são essenciais para remoção de resíduos sólidos, areia, óleos e gorduras que chegam junto com o esgoto da cidade ajudando no ciclo de tratamento do esgoto gerado em Timon.

Timon Saneada 2

A obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) faz parte do programa Timon Saneada 2. Simultâneo à construção da ETE, a Águas de Timon realiza até o dia 23 de abril obras de rede coletora de esgoto na avenida Carlos Jansen, com foco na interligação de linha de recalque. Saúde, qualidade de vida e valorização imobiliária são os principais benefícios que o esgotamento sanitário trará para Timon, que dará um salto de 3% para 33% na cobertura de esgoto ainda este semestre. Confira cronograma detalhado de linha de recalque.

Terça-feira (19/04): obra na avenida Carlos Jansen

Quarta-feira (20/04): obra na Avenida Carlos Jansen

Sexta-feira (22/04): obra na avenida Carlos Jansen

Sábado (23/04): obra na avenida Carlos Jansen



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES