Entenda alerta sobre pólio mesmo com 30 anos sem registros no país

Vírus circula em 23 países e houve registro na Venezuela

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saude emitiu alerta nesta terça (3) para a baixa vacinação contra a paralisia infantil: 312 cidades não vacinaram nem metade das crianças menores de 1 ano em 2017. Embora não haja casos atuais de poliomielite, a preocupação do ministério se justifica por ao menos três motivos:

A circulação do vírus em 23 países nos últimos 3 anos;

O surgimento de um caso da doença na Venezuela em junho;

O efeito devastador da doença no país antes de sua eliminação, graças à vacina.

Foram 26.827 casos de paralisia infantil entre 1968 e 1989 -- quando o último caso foi registrado na Paraíba. Há um pico em 1975, com 3.596 casos. Outro ano com muitos registros foi 1979, com 2.564 infecções. O Ministério da Saúde registra os números como casos -- mas, para a historiadora Dilene Nascimento, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) , o dado provavelmente indica as sequelas deixadas pela doença.

"O dado era registrado quando havia sequela, como a paralisia. Para cada registro de sequela da pólio, pelo menos outras 99 infecções haviam acontecido" -- Dilene Nascimento (Casa Oswaldo Cruz).

"Até a primeira metade da década de 1980, a poliomielite apresentou alta incidência no Brasil, contribuindo, de forma significativa, para a elevada prevalência anual de sequelas físicas, observada naquele período" -- Ministério da Saúde.

O maior número de casos era registrado no Nordeste e no Sudeste -- seguindo também a proporção da população nesses estados. Desde 1989, quando foi registrado o último caso, o Brasil levou mais 5 anos para estabilizar a circulação do vírus: finalmente, o certificado de eliminação ocorreu em 1994. Ele foi emitido para toda a região das Américas pela Organização Mundial da Saúde.

Agora, o governo está tentando aumentar as taxas de cobertura vacinais para que a poliomielite não tenha o mesmo destino do sarampo, que voltou a circular após a eliminação. Uma combinação de casos importados da Venezuela e de brasileiros não-imunizados está contribuindo para um surto no Norte do Brasil.

Para a historiadora da Fiocruz, a poliomielite está atrelada fortemente à cultura de vacinação no Brasil e ao seu desenvolvimento. A erradicação da doença -- e suas temidas sequelas -- podem ter abalado a organização da vacinação por aqui.

"Quando chegou a vacina da poliomielite por aqui, toda a mãe queria vacinar. Todo mundo ia atrás da vacina. A imagem da paralisia era muito forte" -- Dilene Nascimento, historiadora.

Primeiros registros são do Egito antigo; primeiros sintomas parecem com gripe

A poliomielite é causada por um vírus e historiadores estimam que os primeiros registros tenham surgido no Antigo Egito, durante a 18ª dinastia (1580-1350 AC). A principal via de transmissão é oral-fecal e, por isso, más condições sanitárias também estão associadas a um maior número de infectados.

O vírus da pólio vive no intestino. A maior parte das infecções são subclínicas e não apresentam sintomas. O quadro é similar ao da gripe com febre e dor de garganta, mas há náuseas, vômitos, constipação e dores abdominais.

Só 1% dos infectados vão desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes e insuficiência respiratórias. Segundo a Fiocruz, a paralisia ataca os membros inferiores muitas vezes de forma assimétrica, com apenas um dos membros sendo afetado.

A paralisia começa a ser percebida com perda de força nos membros atingidos e perda dos reflexos.

A pólio no Brasil e a superação da doença

No Brasil, os primeiros casos foram identificados em artigo publicado por Fernandes Figueira em 1911, informa Dilene Nascimento, historiadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). "A partir da década de 1930, começaram a surgir epidemias importantes em vários estados do Brasil".

A vacina chegou na década de 1950 -- e a ideia nacional de uma campanha foi em 1971, explica Dilene. "As campanhas de vacinação antes disso eram esparsas, com cada estado com sua experiência".

Dilene explica que a assistência à crianças era precária e que não havia a ideia de vacinação disponível em postos de saúde.

"Não havia essa ideia de postos de saúde no Brasil. Não tinha SUS, não tinha vacina disponível o ano inteiro, não tinha nem campanha nacional".

"O controle da poliomielite foi uma vitória do setor saúde. Em 1979, o doutor Waldyr Arcoverde levou médicos sanitaristas e muita gente com experiência em controle de vacinação e doenças infecciosas para o Ministério da Saúde. O Brasil venceu a doença com experiência e gente disposta", relata a historiadora.

Na época, mais de um tipo de vacina era aplicado no mundo. O Brasil chegou a ter dois tipos de vacina até que optou pela vacina oral, desenvolvida pelo pesquisador Albert Sabin, e que tinha a recomendação da Organização Mundial de Saúde e da Associação Médica Americana.

Foi apenas a partir de 1971 que uma campanha nacional foi colocada em ação. Até este ano, as campanhas de vacinação contra a pólio sofriam com problemas de distribuição e eram com frequência descontinuadas.

Dilene explica que foram realizados dias nacionais de vacinação, com a indicação de vacinar todas as crianças menores de 5 anos de idade, a partir dos anos 1980.

"Com esses dias nacionais de vacinação, a cada ano foram diminuindo os casos de poliomielite. A vacinação era feita em todo o lugar. Escola, igreja, associações..."

O controle da poliomielite, indica a historiadora, ajudou a estruturar todo o plano de imunizações do país. "A gente tinha a experiência da varíola, mas a pólio trouxe vacinas em postos de saúde e campanhas nacionais", explica Dilene.

Em 1973, na esteira da campanha contra a poliomelite, foi lançado o Programa Nacional de Imunização (PNI), que incorporou o controle da poliomielite e introduziu a multivacinação, incluindo principalmente a vacina do sarampo como estratégia de campanhas.

A especialista espera agora que o mesmo plano de imunização que a pólio ajudou a estruturar impeça o seu retorno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES