Equatorial Piauí e PMT se unem em ação de recolhimento de resíduos de podas

Trata-se na sistematização de procedimentos para a poda de árvores em condições de interferência à rede de distribuição de energia elétrica

Equatorial Piauí e PMT se unem em recolhimento de resíduos de podas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Equatorial Piauí e Prefeitura de Teresina assinaram um convênio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADS), que trata da sistematização de procedimentos para a poda de árvores em condições de interferência à rede de distribuição de energia elétrica, bem como o recolhimento e destinação de resíduos provenientes da atividade.

“Através da parceria, toda a programação das podas é compartilhada com a Prefeitura de Teresina. Com o convênio, o poder público municipal assume, por meio da SEMDUH e das SAADS, a função de recolher os resíduos provenientes das ações de podas realizadas pela Equatorial Piauí e descartá-los de forma adequada”, diz o Assessor de Relações Institucionais da Equatorial Piauí, Arquelau Amorim.

Equatorial Piauí e PMT se unem em recolhimento de resíduos de podas (Foto: Divulgação / Equatorial PI)A queda de árvores na rede elétrica tem sido um dos principais causadores de interrupções no fornecimento de energia em todo o estado. Dados registrados no Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí, indicam que em 2021 foram registradas aproximadamente 11 mil ocorrências por conta de vegetação na rede. Até a primeira quinzena de dezembro, em 2022 esse número já ultrapassa 18 mil ocorrências, representando um aumento de 69%.    

Uma mudança desse cenário passa pela conscientização quanto responsabilidades de realizar a poda regular da vegetação. A distribuidora realiza o serviço de forma emergencial e preventivo nos casos em que a vegetação está em contato ou muito próximo da rede elétrica. A ação busca evitar acidentes com a população e danos elétricos aos consumidores. Somente em 2022, a Equatorial Piauí já realizou cerca de 18 mil podas em Teresina, sendo investidos mais de R$ 5 milhões para realização dos serviços.         

“Para garantir a melhoria dos serviços de limpeza em nossa cidade, a Prefeitura de Teresina firmou convênio de parceria com a Equatorial. As podas das árvores em contato com a rede elétrica realizadas pela Equatorial são recolhidas pela Prefeitura. Essa parceria é de fundamental importância para dar agilidade ao recolhimento dos resíduos resultantes das podas e garantir que não haja transtornos na rede elétrica e se tenha ambientes mais limpos. Com parcerias assim, todos saem ganhando”, afirma o Secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Edmilson Ferreira.

Equatorial Piauí e PMT se unem em recolhimento de resíduos de podas (Foto: Divulgação / Equatorial PI)

CAMPANHA DE ÁRVORES

Visando reforçar a responsabilidade de cada ente em relação a manutenção das árvores, inclusive aquelas em terrenos particulares, a Equatorial Piauí desenvolve todos os anos uma campanha educativa sobre o cuidado com a vegetação. Em 2022, a Campanha “Cultive Segurança - Árvores longe da rede elétrica: um cuidado de todos”, vem sendo desenvolvida por meio de divulgação em TV, rádio, outdoors espalhados em todo o estado, além de distribuição de folder informativo nas agências de atendimento e em ações educativas realizadas pela distribuidora.      

“É função da prefeitura municipal de cada município realizar a poda preventiva de árvores em locais públicos. Já o proprietário de casas ou terrenos é o responsável pela poda daquelas árvores em propriedade particular. A Equatorial ressalta que esse serviço deve ser realizado por um profissional habilitado, utilizando todos os equipamentos de segurança necessários. A poda não regular pode causar danos severos à rede elétrica e transtornos aos clientes, tendo em vista que ocorrências dessa natureza demandam intervenções mais complexo para recomposição do sistema elétrico”, declara Matheus Ribeiro, Gerente do Centro de Operações Integradas Equatorial Piauí.    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES