Equatorial traz dicas de segurança e economia durante férias escolares

Em 2020, a região Nordeste foi a que mais registrou acidentes domésticos, totalizando 294 casos fatais por choque elétrico

Equatorial traz dicas de segurança e economia durante férias escolares | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Férias escolares é sinônimo de alegria, diversão e brincadeiras, mas também é fundamental que pais e responsáveis possam redobrar os cuidados com a criançada, sobretudo durante a pandemia do coronavírus, recomenda-se que as atividades de lazer sejam realizadas preferencialmente no ambiente familiar. É importante que os adultos estejam ainda mais vigilantes com os cuidados para evitar acidentes elétricos em casa. 

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2021 (ano base 2020), divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o ambiente doméstico é o local que mais registra ocorrências de acidentes com energia elétrica. Em 2020, a região Nordeste foi a que mais registrou acidentes domésticos, totalizando 294 casos fatais por choque elétrico. 

Em 2020, a região Nordeste foi a que mais registrou acidentes domésticos, totalizando 294 casos fatais por choque elétrico - Foto: Divulgação

O Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio, destaca alguns cuidados que devem ser adotados para evitar acidentes durante as férias escolares. “É essencial identificar e eliminar fios soltos, desencapados e emendados, bem como a presença de instalações improvisadas que estão fora dos padrões técnicos. Tais situações podem provocar incêndios e acidentes graves e até fatais. Orientamos que nas residências com crianças e pets sejam instalados protetores de tomadas para protegê-los contra choques elétricos nas tomadas que não estejam sendo utilizadas. Outra recomendação importante é não ligar mais de um aparelho na mesma tomada com uso de benjamins ou T e nunca deixe aparelhos eletrônicos próximos de áreas molhadas”, disse.

Confira outros cuidados importantes para reduzir os riscos de acidentes elétricos:

  • Ao ligar e desligar equipamentos eletrônicos da tomada, como videogames e computadores, o adulto deve estar presente para realizar a ação, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio.
  • Não usar e não permitir que as crianças utilizem tablets e smartphones quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas.
  • Plugue o carregador do celular na tomada em altura fora do alcance de crianças pequenas.
  • Substitua os fios desencapados de eletrodomésticos. Aquele leve choque ao encostar na máquina de lavar ou geladeira é sinal de que o equipamento precisa visitar a assistência técnica especializada.

       •     Realizar periodicamente uma revisão na instalação elétrica, o serviço deve ser feito por um profissional capacitado.  

Consumo consciente de energia

A chegada das férias também representa uma importante mudança nos hábitos diários, tendo em vista que, as crianças estão mais tempo dentro de casa e consequentemente utilizam de forma mais frequente videogames, computadores, TVs, entre outros eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Naturalmente, a nova rotina reflete no aumento do consumo de energia elétrica o que vai resultar de forma direta na fatura no final do mês.

“Os aparelhos eletrônicos devem ser desligados da tomada quando não estiverem sendo usados, pois mesmo em stand-by consomem energia. Quando não for possível desligar totalmente o computador, é importante que o usuário possa desligar o monitor. Outra orientação é com o uso do ar-condicionado, que não deve ficar com a temperatura muito baixa, o ideal é manter o aparelho próximo a 23°C, temperaturas abaixo disso forçam um consumo maior de energia e se for usar por menos tempo o consumidor pode programar o aparelho para desligar sozinho após alcançar a temperatura ideal. É recomendado também evitar abrir a geladeira de forma frequente, porque quanto mais tempo ficar aberta mais alto será o consumo do eletrodoméstico. Além das dicas para esse período, orientamos ainda o cuidado com as manutenções recomendadas pelos fabricantes dos eletrodomésticos e quando for adquirir novos, buscar sempre os que possuem Selo Procel A, pois consomem menos energia”, frisou o Líder de Operações de Eficiência Energética da Equatorial, Edmilson Santos.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES