Equipe americana vem ao Piauí para conhecer programa de saúde

Técnicos do CDC visitam SESAPI para conhecer programa de excelência em síndromes neuroinvasivas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (23), uma equipe de neuroepidemiologistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), técnicos da Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), estarão realizando uma visita a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de conhecer de perto o trabalho que vem sendo realizado em relação as doenças neuroinvasivas. O encontro acontecerá às 16h na sala de reunião da SESAPI.

O Centro, que tem o nome original de “Centers for Disease Control and Prevention” (Atlanta, Estados Unidos), é o maior do mundo em pesquisa de doenças infectocontagiosas e está na capital para conhecer o programa de vigilância das encefalites virais e outras síndromes neuroinvasivas. O projeto foi implantado através de parceria da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com o Instituto Evandro Chagas.

O programa de vigilância das síndromes neuroinvasivas ganhou destaque nacional e internacional ao detectar os primeiros casos de encefalite pelo vírus do Nilo Ocidental do país e ao demonstrar que os vírus dengue, zika e chikungunya tem papel importante na causa de doenças neurológicas ao infectarem o sistema nervoso. 

 Durante a programação, serão visitadas as instalações da Diretoria de da FMS, o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, o Hospital Universitário da UFPI, Hospital São Paulo e o Laboratório Central de Saúde Pública, Dr. Costa Alvarenga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES