Equipe da ONU vistoria projeto Viva o Semiárido no Piauí

A equipe do Fida encontra-se no estado desde segunda-feira

Viva o Semiárido | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe técnica do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência das Nações Unidas (ONU), está realizando vistorias nas ações do projeto Viva o Semiárido, que executa 211 projetos de investimentos produtivos em diversas áreas. O oficial de projetos Fida no Brasil, Hardi Vieira, explica que o objetivo das inspeções volta-se para o alcance da execução da meta e discussão da renovação do contrato, cujo prazo vence em junho de 2020.

A equipe do Fida encontra-se no estado desde segunda-feira (19) e fica até o dia 31 de agosto, com a missão de supervisionar o projeto. "Todos os anos, o FIDA efetua essa missão de supervisão com ida a campo, visitando os beneficiários do programa, que hoje conta com mais de 23 mil famílias atendidas pelos 211 projetos de investimentos na área rural. Já tivemos oportunidade de visitar 10 municípios do Semiárido do Piauí, que é uma mostra dos 86 que fazem parte do programa  FIDA, que é executado na área de desenvolvimento rural no Estado", destaca o oficial de projetos Fida no Brasil, Hardi Vieira.

O Viva Semiárido estabelece como critério, para acesso aos recursos e ações, a pobreza rural. O projeto, em nível comunitário, abrange planos de negócios voltados para as atividades da apicultura, ovinocaprinocultura, cajucultura, piscicultura, avicultura, quintais produtivos, suinocultura, mandiocultura, irrigação e também áreas não agrícolas como o artesanato. "O principal objetivo aqui é o aumento da renda, para que as famílias permaneçam no campo de forma sustentável. Apesar de todas as dificuldades que o Semiárido apresenta e da limitação de acesso a recursos hídricos, podemos mostrar com os projetos que a região é muito rica para produção".

O programa também tem uma ação multifacetada entre os seus beneficiários: além do incentivo econômico, ele tenta envolver a participação de mulheres. "Ele busca a participação de mulheres jovens em comunidades tradicionais, principalmente as quilombolas, como de maneira prioritária. Além disso, visamos a capacitação de jovens no campo", completou Hardi.

O supervisor garantiu que a meta de público beneficiário no Viva o Semiárido foi superada com vários serviços de assistência técnica, investimento, capacitações por meio de colaboração com a Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC), Secretaria de Educação e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater). 

A parceria do FIDA com o governo do Estado ocorre desde 2013 e o fechamento do programa está previsto para junho de 2020. Para a sua continuidade, o Governo do Estado buscará parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A intenção é conseguir um financiamento de 115 milhões de dólares. O Viva o Semiárido estimula o desenvolvimento de regiões rurais em municípios de cinco territórios do Estado: Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Serra da Capivara e Chapada Vale do Rio Itaim. Ao todo, mais de 100 mil pessoas são beneficiadas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES