Equipes da Defesa Civil monitoram regiões atingidas pelas cheias no Piauí

O técnicos visitaram Barras, Esperantina e Piripiri, municípios castigados pelas fortes chuvas

Equipes da Defesa Civil monitoram regiões atingidas pelas cheias | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí, por meio do gabinete de crise e da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), enviou equipes para intensificar os trabalhos de supervisão e monitoramento nas áreas ribeirinha em municípios da região Norte do estado atingidos pelas cheias dos rios.

O gabinete de crise institui um protocolo de ação rápida para prevenção de riscos e desastres, nos municípios prioritários castigados pelas fortes chuvas, principalmente em face das oscilações de vazão dos rios Longá e Marataoan, que aumentaram exponencialmente o grau de risco das populações ribeirinhas. São eles: Barras, Esperantina e Piripiri.

Equipes da Defesa Civil monitoram regiões atingidas pelas cheias - Foto: Ascom

Em Piripiri, a equipe, acompanhada de integrantes da gestão municipal, visitou, nessa terça-feira (21), a zona urbana e rural da cidade. “Realizamos visitas aos locais mais atingidos pelas chuvas e identificamos estradas que estão interditadas e estão parcialmente ou totalmente destruídas. Já no Centro do município, constatamos que uma das pontes está com mais de 50% parcialmente destruída, sem condições de tráfego de carros e pedestres e motocicletas. Diante disso, faremos um relatório de diagnóstico, de todas as áreas visitadas e enviaremos para a Secretaria Municipal da Defesa Civil do município, para análise, para podermos tomar as providências cabíveis o mais breve possível”, explicou o engenheiro da Sedec, Francisco Carvalho. 

Outra equipe da Defesa Civil esteve em Barras e Esperantina, acompanhando o monitoramento dos rios Longá e Marataoan, que aumentaram significativamente nos últimos dias. Para o assessor técnico da Sedec e climatologista, Werton Costa, a visita técnica nos municípios do Vale do Longá detectou algumas semelhanças entre Barras e Esperantina. “O fator crucial é que há realmente uma elevação da vazão dos rios Marataoan e Longá, em função da estação chuvosa. Porém, no município de Barras, observamos, além dos mesmos problemas oriundos da subida do volume do rio Marataoan, observamos questões relativas a drenagem do próprio município, das áreas que acumulam água com facilidade”, explicou o profissional. 

No município de Esperantina, a equipe da Sedec foi recebida pela Coordenadoria da Defesa Civil e pelo secretário da Defesa Civil, Walter Sousa, que apresentou a situação das áreas atingidas e o apoio que estão dando às famílias atingidas. “Todo ano, a água invade essas mesmas casas, das mesmas pessoas. Todos já foram bem abrigados e estão sendo assistidos. A gente se adiantou para retirar eles de lá antes de uma enchente maior. Dez famílias (35 pessoas) foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais”, comentou Walter Sousa.

Equipes da Defesa Civil monitoram regiões atingidas pelas cheias - Foto: Ascom

A Defesa Civil do Estado do Piauí, tanto no município de Barras quanto no município de Esperantina, colocou à disposição a equipe de engenharia para verificar quaisquer tipos de situações de risco na estrutura viária, urbana, moradias e não detectou nada que pudesse se agravar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES