Escadaria no Monte Castelo ganha cores e transforma rua de Teresina; Fotos

O concreto da escada ganhou as cores do arco-íris, assim como os muros, que também se transformaram com a arte do grafite.

Intervenção urbanística em escadaria do Monte Castelo | Régis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma intervenção urbanística em uma escadaria localizada no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, transformou uma rua que há anos estava com ares de abandonada. O concreto da escada ganhou as cores do arco-íris, assim como os muros, que também se transformaram com a arte do grafite.

A escadaria fica na Rua Tote Carvalho, por trás da igreja de São Francisco, no bairro Monte Castelo. 

Escadaria no Monte Castelo ganha cores | FOTO: Régis Falcão

Em entrevista para o Meionorte.com, Pedro Ângelo Veras, o idealizador do projeto, conta que sempre morou na região próxima à escadaria, mas nunca tinha ido até lá, o que para ele era um indício de como era esquecida. 

“Até que uma amiga, Larissa Maia, me falou da escada e disse que dava pra fazer algo legal lá. Quando eu vi a escada e o Paulo Cesar (morador da rua) me disse que ela tinha quase 40 anos daquele jeito, eu pensei: temos que fazer! Aí fui atrás de projeto de arquitetura, construtora e pessoal do grafite”, lembrou.

A primeira etapa, que consistiu na limpeza e recuperação da estrutura dos degraus e do entorno, aconteceu ainda em 2021. No último domingo (19), o lugar ganhou as cores, com o envolvimento de cerca de 50 pessoas.

Grafite nos muros das casas | FOTO: Régis Falcão

“Muitos parceiros ajudaram. O escritório de arquitetura de uma prima e a construtora do meu irmão fizeram projetos e execução por um precinho camarada de parceiro e parente 🙂. Depois a Maria Simone reuniu a turma de grafite que ela faz parte e no dia da execução muita gente do bairro foi lá pintar também”, destacou.

Ele ressalta que toda a intervenção foi feita com recursos próprios. “Um dos objetivos foi mostrar que a Administração Pública precisa entender a cidade de um jeito diferente e precisa transformar os espaços que são vistos como de passagem ou tráfego de carros e pessoas, em lugares de interação e convívio. Não encorajo as pessoas a tomarem um papel que é e tem que continuar sendo do setor público mas se a gente pode fazer algo para chamar a atenção para isso, por que não?!”, opinou.

| FOTO: Régis Falcão

A escadaria, agora revitalizada, já atrai a atenção da comunidade, principalmente das crianças, que passaram a utilizar o espaço para o lazer, um local que tem tudo para se tornar outro cartão postal para Teresina

Escada ganhou vida após intervenção | FOTO: Régis Falcão



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES