Escola Casa Meio Norte tem o melhor IDEB do município nos Anos Iniciais

O bom resultado ao nível de sistematização da prática pedagógica e comprometimento dos professores.

Escola Casa Meio Norte tem o melhor IDEB do município nos Anos Iniciais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acolhimento, disciplina e planejamento são os pilares apontados pela equipe da Escola Municipal Casa Meio Norte para explicar o excelente resultado alcançado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. A unidade de ensino obteve a média 7.9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os alunos recebem orientações singularizadas e são estimulados a conversar sobre suas emoções.

Os estudantes saltaram de uma proficiência de 198,35 em 2011 para 274,04 em 2021, na disciplina de língua portuguesa. Em matemática, o último resultado é de 261,57. O Ideb anunciado é maior que a média da maioria das escolas municipais e estaduais do país, superando a própria projeção da escola. 

Escola Casa Meio Norte tem o melhor IDEB do município nos Anos Iniciais (Foto: Ascom)Segundo a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Ruthneia Vieira, o segredo foi levar os alunos a acreditar que são gigantes..

“Oferecemos afetividade, mostrando que mesmo em momentos complicados devemos ter o espírito de superação. Trabalhamos a autoestima e empatia, destacamos como era importante ter um bom desempenho escolar para trazer alegria, esperança, às famílias. E eles cresceram, acompanhamos a superação de cada um, oferecemos apoio aos professores, material de qualidade e contamos com o envolvimento de toda a escola nas ações do Projeto Borboleta, iniciativa voltada para trabalhar as habilidades socioemocionais dos nossos alunos. Além disso, tivemos total apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) nas nossas demandas”, conta Ruthneia.

A diretora Osana Morais reforça o quão importante foi o processo de acolhimento dos alunos para o melhor desempenho na aprendizagem. Ela também atribui o bom resultado ao nível de sistematização da prática pedagógica e comprometimento dos professores.

“Esse resultado nos traz muita alegria porque se substancializa no princípio pedagógico que é o norte do nosso fazer: a crença de que nossas crianças são extremamente inteligentes e capazes de aprender absolutamente tudo, mesmo em momentos atípicos como o período pandêmico que assolou as escolas. Trabalhamos com um currículo alicerçado na leitura, no raciocínio lógico. Outro ponto importante é a figura do professor. Nossa equipe é apaixonada, envolvida e empolgada. Toda a comunidade escolar ajudou na construção desses saberes porque tínhamos um foco, sabíamos onde queríamos chegar”, explica a gestora.

Escola Casa Meio Norte tem o melhor IDEB do município nos Anos Iniciais (Foto: Ascom)Segundo Osana, a equipe escolar já esperava estar entre as primeiras, por desenvolver um trabalho comprometido com o bem social, oferecendo educação pública de qualidade. “Trabalhamos para merecer essa conquista. Mostra nosso compromisso, mas também como ainda podemos crescer. A escola é ponte, é construção, e nossa meta é fazer com que cada aluno que entre na Escola Municipal Casa Meio Norte saia com plenas condições de exercer qualquer trabalho lá fora, doutores na área que escolherem”, finaliza Osana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES