Escola cria projeto voltado à saúde mental no retorno das aulas presenciais

Acolhimento e momentos de diálogo foram a base do retorno presencial ao CETI Solange Viana.

ery | er
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Solange Sinimbu Viana Area Leão, localizado na zona sul de Teresina, está realizando o projeto Começar de Novo. A iniciativa tem como objetivo dar amparo e promover momentos de diálogo entre 396 alunos, 22 professores e doze funcionários da escola. Toda a comunidade escolar esteve envolvida nas atividades durante as quais pôde falar sobre o que viveram e o que se espera do futuro, em meio a desafios impostos pela pandemia.

De acordo com a diretora, Ariadna Gonçalves Cavalcante, a ação surgiu a partir de uma ação existente, que abordava sobre a saúde mental dos estudantes e servidores durante a pandemia. “Este é um projeto de acolhida, nesse retorno presencial. Todos os professores passaram por uma oficina para poderem trabalhar em sala de aula com o aluno. Toda a comunidade escolar foi atendida, neste primeiro momento, em que o aluno, assim como o professor e o funcionário, fizeram uma reflexão sobre como eles estão vendo esse momento de pandemia”, explicou.

Escola cria projeto voltado à saúde mental no retorno das aulas presenciais (Foto: Seduc)

O projeto foi dividido em três etapas:  “Como eu vejo” – na qual, o aluno faz um desabafo sobre a realidade atual, as consequências dela sobre suas vidas, visão crítica dos acontecimentos; “Enquanto a tempestade não passa” – compartilhamento de sugestões para amenizar as inquietações decorrentes da Pandemia; e, por fim, “Esperando na janela” – onde são apresentadas as perspectivas futuras. A janela simboliza um horizonte a ser conquistado, o olhar para o futuro.

Durante as restrições mais profundas da pandemia, a escola adotou, até junho deste ano, aulas remotas pela manhã pela plataforma Google Meet (em tempo real) e à tarde, mantinha-se disponível, por meio do aplicativo WhatsApp. Ao longo de 2020, o Ceti fez quatro campanhas de busca ativa e, atualmente, realiza a terceira etapa da iniciativa, em 2021.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES