Escola de Culinária Pimenta do Reino tem 80% de empregabilidade

Projeto insere jovens no mercado de trabalho com a arte da culinária.

Pimenta do Reino | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de transformar vidas através da qualificação profissional, a Escola de Culinária Pimenta do Reino é um projeto desenvolvido pela Cáritas. A instituição busca inserir jovens no mercado de trabalho em um verdadeiro trabalho de resgate social, com grande reconhecimento da sociedade. A instituição tem um índice de 80% de empregabilidade dos jovens que participam dos cursos oferecidos.

A Escola de Culinária busca a diversidade, resgatando a história e edificando o conceito de cozinhar como arte.Além da capacitação profissional, os alunos e alunas têm a oportunidade de entrar em contato com o mercado de trabalho.

Criada em 2011, a partir do projeto Juventude Empreendedora, uma realização da Cáritas Regional do Piauí em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Teresina e a Instituição suíça, Brucke Le Pont, o projeta fomenta o desenvolvimento das potencialidades humanas com ações voltadas para o treinamento e capacitação.

Escola de culinária Pimenta do Reino - Foto: Raíssa Morais

O curso, dividido em módulos, aborda também a  formação cidadã. Para trabalhar bem com os alimentos, os alunos recebem noções de educação sanitária e higiene pessoal, além de orientação nutricional, visando a elaboração de refeições balanceadas e o aproveitamento integral dos alimentos.

Hosana Ravena, ex-aluna do projeto, diz que conheceu o projeto através das redes sociais e começou a fazer com uma amiga. “Logo que finalizamos o ensino médio, realizamos a inscrição e fomos chamadas. Entramos com a documentação e fizemos o curso, que nos deu uma grande noção da culinária piauiense e internacional. O curso me abriu muitas portas, nunca fiquei desempregada”, explica.

A ex-aluna é grata por tudo que aprendeu na Escola. “Meu primeiro emprego foi em uma cafeteria, depois trabalhei em outra cafeteria e agora trabalho em uma açaiteria. Valeu muito fazer o curso. Então eu recomendo os jovens a fazerem inscrição e se matricular, abre muitas oportunidades”, acrescenta.

Crédito: Raíssa Morais

Estudante abre próprio negócio após o curso

Josué Rodrigues, ex-aluno da escola, hoje tem a própria empresa no ramo da alimentação. Isso foi frutificado após os conhecimentos adquiridos na Escola de Culinária Pimenta do Reino. “Esse projeto é algo grandioso na história da minha vida. Ajudou a ser um profissional melhor, além de um novo olhar sobre o mercado de trabalho. O curso te dá ferramentas para chegar ao mercado capacitado”, reconhece.

A escola promoveu o talento empreendedor de Josué. “Hoje tenho meu próprio negócio, aprendi muito na escola porque temos profissionais muito bons. Eu tinha um certo receio, mas a ajuda do pessoal daqui foi muito importante”, completa.

Crédito: Raíssa Morais

Instituição tem parceria com empresas

A Ana Carolina, assistente social do projeto, afirma que o projeto trabalha formação política e cidadão. “Não é apenas um técnico, temos oficinas voltadas para formação social. Em relação à qualificação, nós entramos em contato com os empresários de segmentos hoteleiros e de alimentação para conseguirmos vagas. É um grande processo de cidadania”, revela.

Os alunos são acompanhados após a formatura na escola. “Nós acompanhamos os alunos que querer ser empreendedores e também aqueles que vão para o mercado. É um trabalho amplo”, considera.

Crédito: Raíssa Morais

Lucineide Rodrigues, coordenadora do projeto, explica que o projeto atende, prioritariamente, jovens e surge do pedido da população. “O projeto surgiu a partir da necessidade da comunidade. Uma instituição da Suíça então bancou o projeto, que foi sugerido pela comunidade do Grande Dirceu. Somos focados em jovens entre 18 e 29 anos, principalmente mulheres. Mas também aceitamos pessoas fora dessa idade, mas é menos de 10%”, explica.

Os cursos tem uma metodologia voltada para o empreendedorismo social, além de uma poupança solidária. “Formamos social e profissionalmente. Temos disciplinas de ética, atendimento ao cliente, meio ambiente e cidadania. Ofertamos três cursos hoje: Culinária, Alimentação Para Festa e Organizador de Eventos”, enumera a coordenadora. 

A equipe comemora o sucesso da Escola na vida dessas pessoas. “É gratificante ver que um projeto como esse muda a vida de alguém. Quando alguém diz que nunca ficou sem trabalhar depois de passar por aqui, ficamos muito felizes. Temos grandes professores e o rigor necessário para inserir no mundo do trabalho e garantir a renda, diminuindo a pobreza. Temos um índice de 80% empregabilidade ou de empreendedores. Há uma seleção para alunos em vulnerabilidade social. O curso é voltado para quem quer realmente ter uma profissão”, finaliza.

Crédito: Raíssa Morais

Crédito: Raíssa Morais



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES